Microsoft deixará de suportar o Windows Phone 8.1 já a partir de amanhã

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Apesar de o Windows 10 Mobile já se encontrar disponível há bastante tempo, ainda é o Windows Phone 8.1 quem arrecada a maior fatia do mercado. De facto, ainda nos dias de hoje, 70% dos utilizadores Windows utilizam esta versão do sistema operativo móvel da Microsoft.

Assim sendo, é importante relembrar aquilo que irá acontecer a todos os que ainda usam esta versão. É já a partir de amanhã que a Microsoft porá um fim ao suporte geral para o Windows Phone 8.1.

Vê também: Como é que o Google Maps sabe o trânsito das estradas?

Isto significa que, a partir de amanhã, dia 11 de julho, o Windows Phone 8.1 deixará de receber qualquer tipo de atualizações. Deixarão de ser disponibilizadas quaisquer tipo de atualizações de segurança para este sistema operativo. Não mais serão disponibilizadas quaisquer tipo de novas funcionalidades para o mesmo.

Findo o suporte ao Windows Phone 8.1, é tempo de passar para o Windows 10 Mobile

Agora que a Microsoft irá colocar definitivamente o Windows Phone 8.1 no passado, é tempo de os utilizadores do mesmo optarem por uma destas duas soluções. A primeira é a migração para o Windows 10 Mobile.

Caso não saibas, a empresa de Redmond ainda te permite a atualização para a versão mais recente do seu sistema operativo móvel. É através da aplicação Update Advisor que te é dada esta possibilidade. Caso não sejas leitor frequente do Windows Phone News, provavelmente não saberias desta possibilidade. Mas fica aqui a dica.

A segunda opção, e que também deverá ser levada seriamente em linha de conta, é procurares um novo sistema operativo para ti. Como é sabido, a Microsoft está, aos poucos, a deixar para trás esta encarnação do Windows Mobile.

A Microsoft em vindo a desistir dos seu segmento Mobile aos poucos

Ainda que não o tenha declarado publicamente, a empresa tem vindo a dar alguns passos que levam a crer que a própria já não dê muita importância ao Windows 10 Mobile. Existem rumores de que a Microsoft esteja já a desenvolver uma alternativa ao Windows 10 Mobile.

Porém, por enquanto, tudo não passa disso mesmo: rumores. Mesmo que os mesmos se venham a confirmar, poderá ainda demorar muito até que esta nova versão esteja devidamente concluída.

É por isso que te digo que caso queiras um sistema operativo estável, para utilizares no imediato, provavelmente é melhor olhares para outras opções como o Android ou o iOS.

Outros assuntos relevantes:

Sony Xperia XZ Premium posto à prova em teste de resistência

OnePlus 5 lidera o TOP 10 dos smartphones mais poderosos do AnTuTu

The Elder Scrolls: Legends – o novo jogo da Bethesda em breve no teu Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.