Microsoft Copilot tem agora IA para criar música (aprende como usar)

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft conjugou esforços com a plataforma IA de criação de música Suno e agora o Copilot pode gerar música personalizada, a partir de prompts de texto. O processo de criação é simples, mas atenção o recurso este recurso do Copilot apenas funciona dentro do browser Edge.

Como utilizar o novo recurso no browser Microsoft Edge

Music creation now made easier with @Suno_ai_ integration in Copilot. 🎵 Learn more: https://t.co/QYH1w76y94 pic.twitter.com/hZuwkCY96b

— Bing (@bing) 19 de dezembro de 2023

Todos os utilizadores interessados em experimentar a nova ferramenta do Copilot para gerar música personalizada, devem abrir o browser Edge e navegar até ao site do Copilot. Aqui, devem fazer login e certificar-se que o plugin da Suno está ativo. Podem fazer esta verificação na barra Plugins, no canto superior direito do ecrã.

Mas atenção que o plugin da Suno está a ser disponibilizado de forma gradual. Por essa razão, nem todas as regiões têm já acesso à nova funcionalidade do Copilot.

Não se sabe também ainda se esta extensão da Suno poderá, no futuro, ser utilizada por outros browsers como o Google Chrome. Mas é possível que, nas próximas semanas, mais informações sejam divulgadas sobre este ponto em específico.

Como gerar música no Copilot

Tal como referimos, o processo de gerar música personalizada com o Copilot é bastante fácil e intuitivo. Basta abrir a funcionalidade e inserir prompts de texto. A partir daqui o algoritmo assume o controlo e gera músicas com letras e até vozes.

Para ajudar os utilizadores, o Copilot dá alguns exemplos como:

  • “crie uma música das aventuras com a família”
  • “gere uma música sobre a amizade”

Na prática, o recurso vai explorar dados pessoais recolhidos pelo Copilot durante o seu uso e aplicá-los nas músicas criadas.

No entanto, é preciso alguma paciência. Tudo porque os utilizadores têm de esperar, no mínimo, dez minutos até o recurso mostrar o resultado musical criado.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt