A Microsoft disponibilizou recentemente a sua preview opcional de março de 2023 para o sistema operativo Windows 11. Não se tratando de uma atualização de segurança, tem ainda assim algumas correções de erros ou bugs, bem como algumas melhorias.
No entanto, uma das maiores e facilmente notórias alterações com esta compilação ou build é a possibilidade de mudar a cor de fundo da caixa de pesquisa consoante o esquema de cor aplicado no PC. Na prática, fica assim mais fácil para o utilizador encontrar o que procura e tirar efetivamente partido deste elemento do Windows.
Windows 11 da Microsoft tem novidades para o menu Iniciar
Entre as novidades temos também algo a que a Microsoft chama "Notificações para contas Microsoft". Na prática, trata-se de um cartão de informação a ser apresentado na secção de Sign Out a partir do menu iniciar no Windows 11.
Até ao momento esta função estava em fase de testes, começando em novembro de 2022 e, ao que tudo indica, terá um aspeto muito similar às notificações de ofertas e promoções em produtos da empresa.
Por outras palavras, este pode ser mais um local em que a tecnológica norte-americana vá colocar a sua própria publicidade e promoção dos seus serviços digitais. Naturalmente, é algo que não agrada aos utilizadores mais atentos.
Microsoft garante que as notificações afetarão apenas um público restrito
Apesar das preocupações e manifestações de desagrado de alguns utilizadores a Microsoft garante que estas notificações apenas serão apresentadas a um público restrito. No entanto, avança também que esta distribuição será generalizada nos próximos meses.
Até ao momento temos poucas imagens do impacto e aspeto geral destas notificações com ofertas e "descontos" em serviços da própria marca. Temos, porém, um deles bem representado na imagem acima, bastante ampliada.
Importa frisar, além disso, que as infames novidades foram noticiadas primeiramente pela publicação BleepingComputer ainda recentemente.
Em causa está a compilação KB5023778 Windows 11
Na minha opinião, esta compilação mais se assemelha a uma versão criada para testar os anúncios e publicidade da Microsoft para os seus produtos do que outra coisa. Seja como for, a compilação deve usufruir de uma disponibilidade geral nos próximos meses.
Note-se ainda que a própria Microsoft não os apelida publicidade, mas sim de Notificações. Não obstante, não deixam de ser efetivamente anúncios a serviços da própria tecnológica.
Em suma, é apenas mais uma instância em que nós, utilizadores de um sistema não gratuito somos bombardeados com a colocação de produto, com opções de compra e estímulos diversos ao consumo.
Resta saber agora onde é que teremos mais publicidade? No menu já Iniciar é praticamente uma certeza.
Editores 4gnews recomendam: