Google Drive tem limite escondido que bloqueia contas dos utilizadores

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

5 milhões de arquivos e pastas que podem ser armazenados no serviço Google Drive. Este é o limite que ninguém sabia (até ao momento) e que naturalmente causou consternação entre os utilizadores perante uma primeira exposição na plataforma Reddit.

A limitação foi, entretanto, confirmada pela gigante norte-americana, ao passo que a primeira exposição e alerta foi dado há já uma semana. Porém, só agora é que, perante o acumular de queixas nos fóruns oficiais, é que o Suporte da Google confirmou.

Google confirma novos limites para o seu Drive

Google Drive

A Google justifica este limite com as preocupações para com o bom funcionamento do serviço. Por outras palavras, para garantir os padrões de velocidade, estabilidade, confiança e desempenho do seu serviço de armazenamento de ficheiros online, na nuvem.

Existem, porém, algumas implementações que são um tanto chocantes na plena aceção da palavra. O pior de tudo? A Google não deu nenhum aviso aos utilizadores, fossem eles subscritores pagos ou utilizadores do plano grátis do Google Drive.

Ora, por exemplo, este limite de cinco milhões de arquivos é universal. Significa isto que, pagando ou não pelo espaço de armazenamento no Drive, terão sempre uma mesma barreira, independentemente do espaço que cada um possa comprar.

Limite terá sido aplicado em meados de fevereiro pela Google

A propósito, recordamos que os planos de subscrição do serviço Google One têm diversos escalões. O mais baixo é de 100 GB, mas podem chegar aos 30 TB de espaço. Dito isto, temos vários "degraus" para utilizadores individuais, bem como empresariais.

Ora, no caso do plano mais elevado, não contando com as pastas, são necessários arquivos com uma dimensão média de 6 MB para se esbarrar com o limite de 5 milhões. Isto apenas para efeitos de demonstração. Veja-se a publicação original no Reddit.

Este caso foi particularmente exposto por uma clínica veterinária do Reino Unido em cujo testemunho na página de Issue Tracker, temos uma descrição particularmente elucidativa dos factos.

Por fim, e em jeito de contraposição, no serviço rival da Dropbox tal limite não existe. Já no OneDrive da Microsoft este limite está atualmente nos 50 000 arquivos por pasta, não existindo porém (aparentemente) um limite global.

Surprise: Google Drive has a hidden item limit regardless of how much storage space you havehttps://t.co/dnf2woATUL pic.twitter.com/tL4iEOOQzQ

— Chrome Unboxed (@chromeunboxed) 29 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.