Houve uma altura em que a Microsoft estava, lado a lado, com a Apple e a Google na área do software para smartphones.
Mas o sistema operativo móvel Windows nunca conseguiu competir seriamente com os bem-sucedidos Android e iOS, o que levou ao seu fim. Agora, a Microsoft assumiu, mais uma vez, o erro de encerrar esta área.
Bill Gates e Steve Ballmer também de arrependeram do trabalho feito na área móvel
Foi numa entrevista ao Business Insider que Satya Nadella, CEO da Microsoft, admitiu o erro de desistir da área de software para smartphones. Mas Nadella não foi o primeiro a mostrar este arrependimento.
Anteriormente, Steve Ballmer já tinha confessado o seu erro de não ter concentrado atenções nesta área, assim como o próprio Bill Gates assumiu em tempos a sua tristeza e frustração por o sistema operativo Windos não ter sido bom o suficiente para competir com o Android e iOS.
Os três homens fortes da Microsoft assumiram já os seus erros pelo encerramento desta área na empresa que acabou por retirar a marca de uma das áreas mais relevantes do mercado tecnológico.
Nem a aquisição da Nokia conseguiu impulsionar a Microsoft
Mas, apesar de ter reconhecido os seus erros, Satya Nadella ainda fez um esforço considerável para fazer renascer a Microsoft na área dos dispositivos móveis.
Recorde-se que Nadella assumiu o cargo de CEO da empresa em 2014 e que, pouco mais de um ano depois, adquiriu a Nokia por 7,6 mil milhões de dólares (aproximadamente 7,1 mil milhões de euros).
Mas nem esta aquisição conseguiu impulsionar a empresa norte-americana na área de smartphones. Na mesma entrevista, o responsável máximo da Microsoft admite que esta área podia ter sido melhor gerida e que a empresa até poderia ter “reinventado” a categoria de computação entre PCs, tablets e smartphones.
Satya Nadella finaliza este assunto com uma confissão: “uma das decisões mais difíceis que tomei enquanto CEO, foi a nossa saída desta área de mercado”.
Editores 4gnews recomendam: