Chegou o smartphone Xiaomi Mi 11 Pro. Foi apresentado a 29 de março pela mão de Lei Jun, CEO da fabricante chinesa que continua a crescer a dois dígitos no mercado global de smartphones.
O Xiaomi Mi 11 Pro é uma versão mais apetrechada do smartphone Mi 11 disponível em Portugal desde 749 € na lojas Mi Store. Tem uma bateria de maior capacidade a 5000 mAh com carregamento rápido a 67 W e várias melhorias no departamento fotográfico.
As novas soluções de carregamento rápido e sem-fios da Xiaomi
A bateria usa uma nova tecnologia com ânodo de silicone-oxigénio que reduz o calor gerado pelo carregamento e aumenta a sua vida útll da célula energética. Mais ainda, o novo telefone suporta carregamento sem-fios (também) a 67 W de potência.
Em adição ao novo padrão, a Xiaomi tem um novo carregador sem-fios a 80 W de potência, um novo stand que permite carregar o telefone na posição vertical, ou horizontal. Temos também um novo carregador convencional (com fios) a 120 W de potência.
Reforçando as suas soluções de carregamento, a Xiaomi apresentou também um novo tapete de carregamento sem-fios que pode carregar até três dispositivos móveis em simultâneo. O "tapete" tem um total de 19 bobines de carregamento na sua base.
Esta implementação significa que basta pousar o dispositivo em qualquer posição nesta base de carregamento para esta começar a carregar, sem preocupações para o utilizador. A potência de carregamento chega aos 60 W para um dispositivo, ou 20 W para vários.
O Xiaomi Mi 11 Pro tem um sensor 5x maior que o do iPhone 12 Pro
Desenvolvido em parceria com a Samsung, o novo sensor de 50 MP GN2 opera novas maravilhas fotográficas. É o maior sensor alguma vez implementado num telefone Xiaomi e um dos maiores disponíveis no mercado com 1/1,12 polegadas.
Está presente no novo Xiaomi Mi 11 Pro na sua câmara principal com 50 MP, com estabilização ótica da imagem (OIS) e uma objetiva composta por 8 elementos óticos (lentes), operando uma agregação de 4 pixeis em 1 (pixel binning).
Lei Jun destacou sobretudo as capacidades fotográficas do Mi 11 Pro em condições de baixa luz, ou fotografia noturna. É aqui que o novo sensor brilha ao conseguir captar mais detalhes, abundando ou escasseando a luz que atinge efetivamente o sensor.
A par do sensor principal de 50 MP, o Mi 11 Pro conta com uma câmara tele-macro capaz de ampliar até 5x a imagem, com OIS. O utilizador pode aqui tirar proveito do zoom ótico de 5 vezes nesta objetiva ultra-grande angular com ângulo de visão de 123º.
O telefone é capaz de gravar vídeo em resolução até 8K até um máximo de 1920 fps para captações em câmara ultra-lenta.
A certificação IP68 é um dos trunfos do Mi 11 Pro
Este é o primeiro smartphone Xiaomi com certificação IP68, sendo capaz de sobreviver a uma imersão de 1,5 metros de profundidade em água doce durante pelo menos 30 minutos. É, também, à prova de pó, garantindo que o produto é impermeável.
A fabricante alertou para o facto de esta certificação IP68 poder ser comprometida ao longo da vida útil do produto. Seja uma queda, alguma quebra, ou o desgaste natural do produto, com o passar do tempo a estanqueidade diminuirá.
Lei Jun, numa expressão de sinceridade, aconselhou os utilizadores que queiram captar imagens debaixo de água a comprar uma capa à prova de água, para minimizar a chance de algo correr mal.
O homem-forte da Xiaomi partiu em seguida para o suporte ao padrão WiFi6 no Mi 11 Pro. Algo que garante ao produto a possibilidade de fazer downloads via Wi-Fi a 3,5 Gbps, aproveitando para introduzir o novo router AX9000
O novo telefone destaca-se pelo novo sensor fotográfico, a bateria com ânodo de silicone-oxigénio, a certificação IP68 e o novo design.
Especificações principais do Xiaomi Mi 11 Pro:
- Processador Qualcomm Snapdragon 888
- 8 GB / 12 GB de memória RAM LPDDR5
- 128 GB ou 256 GB de armazenamento UFS 3.1
- Ecrã: AMOLED WQHD+ de 6, 67" polegadas
- Resolução de 3200x1440, 515 ppp
- Pico de brilho de 1700 nits
- Taxa de atualização adaptativa até 120Hz
- Altifalantes estéreo com Harman Kardon e certificado Hi-Res
- Suporte para HDR10+
- Infravermelhos
- Android 11, MIUI 12
- Peso: 208 gramas
O preço do Xiaomi Mi 11 Pro na China
Os preços do Xiaomi Mi 11 Pro são os seguintes, na China:
- 8 GB + 128 GB = 4999 Yuan - 647 euros
- 8 GB + 256 GB = 5299 Yuan - 687 euros
- 12 GB + 256 GB - 5699 Yuan - 738 euros
Não há, para já, informações relativas à disponibilidade do produto fora da China, chegando ao seu mercado natal em abril.
Editores 4gnews recomendam: