Meta pode ter projeto incrível de IA a caminho: tudo o que tens de saber

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Aparentemente, a Meta está mesmo com tudo para se tornar na grande referência no mundo da Inteligência Artificial (IA). Com base num relatório recente, sabe-se que o próximo objetivo é criar uns fones com câmaras e recursos de IA.

A novidade foi dada pelo The Information e, segundo consta, o produto já tem nome e tudo: deverá chamar-se “Camerabuds”. Ao que tudo indica, os fones teriam duas câmaras viradas para fora e conseguiriam analisar o ambiente à volta.

O CEO da Meta ainda não se pronunciou sobre o assunto

Através dessa mesma análise, seria possível usar recursos de IA. Por enquanto, as informações ainda são bastantes gerais, pelo que apenas se conhece a hipótese do projeto.

Sobre o assunto, a Meta ainda não proferiu qualquer tipo de comentário. Talvez pelo facto do CEO não estar ainda muito convencido com o produto. Segundo a mesma fonte, Mark Zuckerberg não terá ficado muito satisfeito com os designs que já viu.

Para além da questão do design, também há alguns assuntos que, supostamente, estão a preocupar a Meta. Ao que consta, dão “dores de cabeça” questões como a duração e o sobreaquecimento da bateria.

Também questões relacionadas com segurança e privacidade podem configurar um entrave ao avanço dos “Camerabuds”. A somar a tudo isto, também se pode pensar num cenário que parece irrisório, mas que representa um desafio.

Imaginemos as pessoas que utilizam o cabelo comprido. Por questões óbvias, as câmaras poderiam ter dificuldades em captar as imagens. Ou isso ou ter-se-ia de arranjar uma solução diferente, possivelmente menos cómoda.

O histórico da Meta em IA já nos mostrou o sucesso e o contrário

A título de curiosidade, pode tornar-se interessante analisar o histórico recente de IA da Meta. Como recorda o The Information, a empresa cancelou a sua linha “Portal”, ligada a altifalantes inteligentes, em 2022.

No entanto, a mais recente parceria com a Ray-Ban tem tido algum sucesso. Os óculos inteligentes da marca têm suscitado a curiosidade dos fãs. Tanto assim é que Zuckerberg garante que a procura tem sido alta.

Posto isto, o passado já nos mostrou sucesso e o seu contrário em relação à IA da Meta. Por isso mesmo, acentua-se a incógnita quanto à recetividade destes “Camerabuds”.

Por enquanto, tudo o que se conhecem são rumores. Ainda assim, fica levantado o véu sobre o possível próximo projeto da Meta.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.