Meta pode igualar ChatGPT com o seu novo sistema de Inteligência Artificial

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A notícia chega através do The Wall Street Journal e da agência Reuters. A Meta está a trabalhar num novo sistema de Inteligência Artificial que pode igualar o já bem conhecido ChatGPT da OpenAI.

De acordo com as informações disponíveis, o novo sistema será bastante mais poderoso que a atual versão comercial da Meta, baseada na linguagem Llama 2.

No início de 2024, Meta vai começar a treinar o seu novo sistema IA

imagem alusiva à Inteligência Artificial
Meta quer igualar a eficácia e sucesso do ChatGPT da OpenAI Crédito@GerdAltmann/PIxabay

A Meta está a trabalhar num novo sistema de Inteligência Artifical que pode equiparar-se ao bem conhecido ChatGPT da empresa OpenAI. O The Wall Street Journal avançou com a novidade que, entretanto, foi também confirmada pela agência de notícias Reuters.

Parece que esta nova ferramenta será várias vezes mais poderosa que a atual versão comercial da Meta que está baseada em Llama 2 e que vai começar já a ser treinada no início do próximo ano. Recorde-se que este é um modelo de linguagem de Inteligência Artificial de código aberto que foi lançado em julho.

Atualmente, esta versão é distribuída pelos serviços em nuvem Azure da Microsoft e compete diretamente com o Bard da Google e, obviamente, com o ChatGPT da OpenAI.

Ainda segundo informações fornecidas pelos dois órgãos de comunicação acima mencionados, o novo sistema IA da Meta pretende ajudar empresas a desenvolver serviços que produzam textos, análises e outros resultados igualmente avançados.

Quando contactada pela agência de notícias Reuters, a Meta remeteu-se ao silêncio, não fazendo comentários à notícia avançada pelo The Wall Street Journal.

Apple tem também projetos baseados em Inteligência Artificial

Desde o sucesso da OpenAI alcançado com o ChatGPT, várias gigantes tecnológica seguiram também pelo desenvolvimento de sistemas baseados em Inteligência Artificial.

Recentemente, a agência de notícias Bloomberg deu conta de que também a Apple pode seguir por este novo caminho. De acordo com a conhecida fonte noticiosa, a empresa de Cupertino terá já a sua estrutura, conhecida por Ajax, que tem como missão criar grandes modelos de linguagem.

Parece que a Apple está já bem avançada neste projeto e que, atualmente, estará já a testar chatbots baseados em tecnologia IA.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt