Meta e Microsoft juntam-se em novo modelo de Inteligência Artificial

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O anúncio foi realizado em conjunto pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e pelo CEO da Microsoft Satya Nadella. Trata-se da disponibilidade do Llama 2, a nova geração do modelo de linguagem de Inteligência Artificial da Meta.

É uma tecnologia de acesso aberto, e será gratuita para investigadores e disponível para uso comercial. A Meta, de Zuckerberg, defende que o acesso aberto é a forma correta de construir modelos de IA.

Já podes aceder aos modelos do Llama 2

Já é possível aceder aos modelos do Llama 2 através do link que partilhamos abaixo. De realçar que as ferramentas estão disponíveis através do Microsoft Azure, Windows, Amazon Web Services e Hugging Face.

Acede aqui aos modelos do Llama 2

Llama 2

De realçar que a Meta acredita que o acesso aberto também é mais seguro. Isto porque uma comunidade de investigadores e developers pode testar e identificar os problemas das tecnologias rapidamente. Ao ver como estas ferramentas são usadas por outras pessoas, as próprias equipas da Meta podem aprender, melhorar e corrigir as vulnerabilidades.

É referido que a Meta ficou especialmente impressionada com a procura registada para aceder ao Llama 1. Já que contou com mais de 100 mil solicitações de acesso ao modelo de linguagem. Agora chega o Llama 2, e a Microsoft é o parceiro escolhido.

Os developers que usam o Microsoft Azure aproveitam assim as ferramentas nativas da nuvem para filtragem de conteúdo e recursos de segurança. Além disso, o Llama 2 também é otimizado para ser executado localmente no Windows, oferecendo aos developers um fluxo de trabalho contínuo à medida que trazem experiências de IA generativas para clientes em diferentes plataformas.

A parceria de longa data entre a Meta e a Microsoft prossegue assim com o Llama 2.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.