Mercedes-Benz vai fazer frente à Tesla com rede de carregadores global

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Um dos grandes trunfos da Tesla no que aos carros elétricos diz respeito, é a sua rede de carregadores global. Mesmo em Portugal, a empresa liderada por Elon Musk já tem vários espalhados pelo país. E parece que a Mercedes-Benz quer seguir estas pisadas, segundo o que foi revelado na CES 2023.

Durante o evento, a construtora alemã afirmou que terá uma rede de carregamento elétrica de alta potência globalmente até ao final da década. Algo que faz parte da sua estratégia “All-electric” (totalmente elétrica).

mercedes benz

Mercedes-Benz quer ter rede global de 10 mil carregadores globalmente até 2030

O objetivo será ter mais 10 mil carregadores à escala global. Tudo vai começar na América do Norte, passando depois para a Europa, China e outros mercados.

É importante salientar que os clientes da Mercedes-Benz poderão pré-reservar uma estação de carregamento a partir do seu automóvel. Mas a marca afirma que esta será uma rede aberta, e acessível a todas as marcas para fomentar a adoção de veículos elétricos.

mercedes benz

A colaborar com a Mercedes estará a MN8 Energy, uma das maiores proprietárias e operadoras de energia solar e armazenamento de baterias nos EUA. Contarão também com a ChargePoint, uma empresa líder em tecnologia de rede de carregamento de veículos elétricos.

Só até 2027, a marca conta ter mais de 400 hubs na América do Norte, totalizando 2500 carregadores de alta potência. Dependendo da região e localização, os hubs oferecerão de 4 a 12 carregadores.

Por fim, objetivo será chegar aos 30 carregadores de alta potência (HPC) por hub. Os utilizadores poderão contar com até 350 kW de potência de carregamento.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.