Mercedes-Benz é a primeira marca a dar este passo na condução autónoma

Bruno Coelho
Bruno Coelho
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A Mercedes-Benz conseguiu, neste final de janeiro, ser a primeira fabricante automóvel do mundo a lançar a condução condicionalmente automatizada SAE de nível 3.

Tal aconteceu nos Estados Unidos, com o estado de Nevada a ser o primeiro estado a confirmar a conformidade do sistema com os regulamentos do estado.

Mercedes‑Benz Drive Pilot é o primeiro e único sistema SAE Nível 3 nos EUA

A marca refere que “este marco importante distingue o revolucionário sistema Mercedes‑Benz Drive Pilot como o primeiro e único sistema SAE Nível 3 equipado num veículo produzido em série autorizado para circular em vias rápidas nos EUA”.

Mercedes-Benz

Como funciona o SAE Nível 3 na Mercedes-Benz?

Basicamente, permite ao condutor transferir a tarefa de condução dinâmica para o veículo em certas condições. Mais concretamente, em troços apropriados de vias rápidas e em situações de elevada densidade de trânsito, o sistema Drive Pilot pode assumir a tarefa de condução dinâmica, até à velocidade de 64km/h.

A marca refere que os botões de controlo necessários para tal estão localizados no volante, nos lados esquerdo e direito acima das cavidades do polegar. Logo que as condições sejam apropriadas, o sistema indica a disponibilidade nos botões de controlo.

Mercedes‑Benz Drive Pilot como o primeiro e único sistema SAE Nível 3

Assim que ativares o Drive Pilot, o sistema controla a velocidade, a distância e conduz facilmente o veículo na sua faixa de rodagem. O perfil do percurso, os eventos que ocorrem durante o percurso e os sinais de trânsito são correspondentemente considerados.

De realçar que o sistema também reage perante situações de trânsito inesperadas e lida com as mesmas de forma independente, por exemplo, através de manobras de desvio na faixa de rodagem ou manobras de travagem.

Os sensores
Os sensores do Drive Pilot da Mercedes-Benz

Esta possibilidade permite que durante uma viagem com condução automatizada, o condutor desvie a sua atenção do trânsito e se concentre em atividades secundárias. As aplicações do veículo podem ser ativadas no ecrã central, mas tal não seria possível se o veículo fosse conduzido pelo condutor.

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Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.