A Mercedes-Benz conseguiu, neste final de janeiro, ser a primeira fabricante automóvel do mundo a lançar a condução condicionalmente automatizada SAE de nível 3.
Tal aconteceu nos Estados Unidos, com o estado de Nevada a ser o primeiro estado a confirmar a conformidade do sistema com os regulamentos do estado.
Mercedes‑Benz Drive Pilot é o primeiro e único sistema SAE Nível 3 nos EUA
A marca refere que “este marco importante distingue o revolucionário sistema Mercedes‑Benz Drive Pilot como o primeiro e único sistema SAE Nível 3 equipado num veículo produzido em série autorizado para circular em vias rápidas nos EUA”.
Como funciona o SAE Nível 3 na Mercedes-Benz?
Basicamente, permite ao condutor transferir a tarefa de condução dinâmica para o veículo em certas condições. Mais concretamente, em troços apropriados de vias rápidas e em situações de elevada densidade de trânsito, o sistema Drive Pilot pode assumir a tarefa de condução dinâmica, até à velocidade de 64km/h.
A marca refere que os botões de controlo necessários para tal estão localizados no volante, nos lados esquerdo e direito acima das cavidades do polegar. Logo que as condições sejam apropriadas, o sistema indica a disponibilidade nos botões de controlo.
Assim que ativares o Drive Pilot, o sistema controla a velocidade, a distância e conduz facilmente o veículo na sua faixa de rodagem. O perfil do percurso, os eventos que ocorrem durante o percurso e os sinais de trânsito são correspondentemente considerados.
De realçar que o sistema também reage perante situações de trânsito inesperadas e lida com as mesmas de forma independente, por exemplo, através de manobras de desvio na faixa de rodagem ou manobras de travagem.
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Esta possibilidade permite que durante uma viagem com condução automatizada, o condutor desvie a sua atenção do trânsito e se concentre em atividades secundárias. As aplicações do veículo podem ser ativadas no ecrã central, mas tal não seria possível se o veículo fosse conduzido pelo condutor.
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