O mês de setembro foi de calmaria no que concerne aos preços das telecomunicações em Portugal, sem registar alterações significativas em relação ao mês anterior. Contudo, se alargarmos o horizonte de análise para o período homólogo do último ano, identifica-se um incremento de 4% nos preços, uma informação divulgada pela ANACOM, a autoridade reguladora das comunicações em Portugal.
Esta subida de 4% supera em 0,4 pontos percentuais a variação assinalada pelo Índice de Preços do Consumidor (IPC), que se cifrou nos 3,6%. Quando se observa a média dos últimos doze meses, o aumento dos preços das telecomunicações situa-se nos 2,9%, um valor que se encontra 3,4 pontos percentuais abaixo do aumento verificado pelo IPC, que foi de 6,3%.
Desagregando por subgrupos e com base em dados do Eurostat, as taxas de variação média nos últimos doze meses em Portugal foram de 4,6% para os serviços em pacote e 1,8% para os serviços telefónicos móveis.
Comparação com preços internacionais de telecomunicações
A nível internacional, a situação é um pouco diferente. Em setembro de 2023, a taxa de variação média dos preços das telecomunicações em Portugal superou a média da União Europeia (UE) em 2,1 pontos percentuais. Em termos de ranking, Portugal teve a 10.ª maior variação de preços, ou seja, a 18.ª mais baixa entre os países da UE. A Polónia liderou com um aumento de 8%, enquanto a Áustria registou a maior queda, com -3,6%. Em média, os preços das telecomunicações na UE aumentaram 0,9%.
Os preços dos serviços em pacote e dos serviços telefónicos móveis em Portugal foram, respetivamente, 2,1 p.p. e 2,6 p.p. acima da média da UE, olhando para as taxas de variação média dos últimos doze meses.
Desde o final de 2009, os preços das telecomunicações em Portugal cresceram 14,4%, um valor bastante inferior ao crescimento de 29,1% observado pelo IPC. Este panorama alterou-se entre 2017 e 2019, quando os preços das telecomunicações começaram a aumentar a um ritmo mais lento devido à implementação do Regulamento (UE) 2018/1971, que estabeleceu preços máximos para chamadas e SMS internacionais dentro da UE.
MEO, NOS, Vodafone e NOWO: os preços em Portugal
Em relação aos prestadores de serviços, a NOWO liderou em oferecer as mensalidades mínimas em oito dos treze serviços/ofertas analisados, seguida pela MEO e Vodafone, com as mensalidades mais baixas para quatro e dois tipos de serviço/ofertas, respetivamente. A NOS destacou-se por ter a mensalidade mais baixa em apenas um serviço/oferta.
Foi também assinalado um aumento de preços em 31 serviços/ofertas e uma diminuição em 9 serviços/ofertas em termos homólogos. Destacaram-se, entre outros, o aumento de 5,3% na despesa mínima do Serviço Telefónico Fixo (STF) e o aumento de 4,3% na mensalidade mínima da oferta de Serviço Telefónico Móvel (STM) com Internet no telemóvel.
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