A Netflix tem por hábito dar a conhecer o ranking das melhores operadoras nos países em que opera. A classificação avalia o desempenho de cada fornecedora de serviços de Internet através dos quais o utilizador acede à plataforma de streaming de filmes e séries online. Agora, temos novos dados alusivos à prestação das operadoras MEO, NOS, Vodafone e NOWO em Portugal.
Segundo a plataforma, estas são as melhores fornecedoras de serviços de Internet (ISP) para ver filmes e séries online sem perdas de qualidade. O ranking descrimina ainda discrimina o tipo de ligação de cada operadora, seja por ADSL ou Fibra.
As melhores operadoras de Portugal de acordo com a Netflix
1. Em primeiro lugar consta a Vodafone Portugal com uma média de 3,8 Mbps. É esta a melhor operadora em Portugal para ver Netflix sem quebras, com o menor tempo de carregamento dos conteúdos e na melhor qualidade possível nesta plataforma.
O valor médio de velocidade de 3,8 Mbps no acesso à plataforma coroa assim a Vodafone, operadora cuja principal ligação é já feita por Fibra, com o ADSL a ser o meio secundário. O ranking aponta ainda o desempenho ao longo dos últimos 6 meses.
2. Em segundo lugar temos, empatadas, a MEO (Altice Portugal) e a NOS. Ambas as operadoras nacionais com um valor médio de 3,4 Mbps no acesso à plataforma, colocando-se assim consideravelmente abaixo da primeira classificada.
A MEO (Altice Portugal) fornece sobretudo a ligação à Internet através de fibra, com o serviço ADSL a ser subsidiário. O mesmo cenário é registado na NOS, com a adição do serviço por cabo entre os meios subsidiários de ligação à Internet.
3. Por fim, em terceiro lugar temos a NOWO, com uma média de 3,2 Mbps no acesso à Netflix. A operadora usa, exclusivamente, a ligação por cabo à Internet, de acordo com os indicadores da empresa norte-americana.
A classificação da Netflix às operadoras (ISP)
A Netflix explica que, na hora de entregar o seu serviço nos 190 países em que opera e aos milhões de subscritores mundiais, o vídeo é convertido para um formato codificado. Este ficheiro, cujo padrão foi recentemente atualizado para fornecer uma qualidade igual, ou superior, com uma taxa de bits inferior, é o que chega efetivamente a quem vê Netflix, por exemplo, no seu sofá.
É este fluxo de dados entre os servidores da empresa norte-americana e o dispositivo do utilizador (o descodificador), cuja velocidade de transmissão a plataforma avalia e cuja avaliação é expressa no ranking apresentado em seguida.
Mais concretamente, a Netflix apura a velocidade média na transmissão de 5 pacotes de dados em pleno prime time de uma sessão / acesso à plataforma. Por prime-time a Netflix as 3 horas mais ativas para cada conta / perfil de utilizador.
Em seguida a empresa envia os "pacotes teste" a 0,5 Mbps e apura o tempo que demora até este mesmo pacote ser entregue pela operadora a um determinado utilizador ao bitrate (taxa de bits) máximo disponível em cada caso.
A empresa regista estes diferenciais de tempo, fazendo os cálculos a partir daí. Por fim, é aplicado um exercício de normalização na distribuição global destes pacotes a 0,5 Mbps para obter dados mais fiés e próximos da realidade.
O procedimento é detalhado em página própria da plataforma.
A Netflix apenas avalia o desempenho do serviço de Internet fixa. Estão excluídos os acessos através da rede móvel (dados móveis), nos casos em que a plataforma é usada através dos dispositivos móveis - smartphones e tablets.
Os preços da Netflix Portugal
- Base - 1 ecrã - 7,99 €
- Standard - 2 ecrãs - HD - 10,99 €
- Premium - 4 ecrãs - Ultra-HD - 13,99 €
Editores 4gnews recomendam: