MEO é a operadora de Portugal com melhor rede móvel nacional segundo a DECO

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A MEO, marca da Altice Portugal, recebeu a distinção ‘Melhor do Teste – Internet Móvel’. O galardão reflete os dados dos últimos 12 meses da aplicação QualRede, da DECO PROTESTE, destacando-a como melhor operadora de Portugal neste quesito.

Com efeito, este estudo comparativo baseia-se em análises objetivas e independentes. Métricas que têm como base a experiência real dos consumidores que utilizaram a app QualRede, refletindo a realidade portuguesa.

A MEO tem a melhor rede móvel de Portugal em 2021

De acordo com o comunicado enviado à imprensa pela DECO, os dados colocam a MEO no Pódio do Resultado Global 2G/3G/4G com 23 219 pontos.

A pontuação resulta da média dos resultados obtidos nos vários parâmetros medidos com a ajuda dos 46 mil utilizadores que já recorreram à QualRede. Aí são apurados valores de velocidade de download e upload, teste de navegação na web e streaming.

“Este projeto, que lançámos em 2016, tem tido um crescimento exponencial ao nível dos utilizadores e que se reflete na validade dos dados. A ideia principal é ajudarmos o consumidor a escolher uma rede móvel que seja eficiente na sua zona de residência e trabalho. Este ano foi a MEO que se destacou, obtendo os melhores resultados na média de todos os parâmetros.”, afirma Rita Rodrigues, Head of Media and Public Affairs da DECO PROTESTE.

Os resultados foram apurados com base na app QualRede

“A MEO é a operadora líder nos serviços de comunicações em Portugal. Um marco alcançado fruto da nossa estratégia, que assume o Cliente enquanto principal foco e a Qualidade de Serviço. Isto enquanto pedra basilar do Investimento. Hoje, com esta distinção, voltamos a ser reconhecidos por esta aposta. A Altice Portugal tem a noção clara que estes investimentos são essenciais para as pessoas, para as empresas e para o desenvolvimento do País. Através do enorme e contínuo investimento em redes de comunicação, queremos continuar a capacitar Portugal e os portugueses para a transformação digital que se vive.”, declara Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal.

A distinção baseou-se nos testes efetuados pelos utilizadores em Portugal

A QualRede é uma aplicação gratuita e colaborativa, ou seja, a sua eficiência aumenta consoante o número de pessoas que a usa. Desse modo, cada consumidor decide quando e onde realiza um teste à rede.

Esta aplicação regista, de forma anónima, os resultados de teste, o local e o tipo de ligação utilizado. Em seguida, os dados são utilizados para atualizar um mapa interativo que mostra o nível de qualidade das redes móveis em Portugal.

A app QualRede resulta da colaboração entre a DECOPROTESTE e a 4Gmark, uma empresa especializada em testes de qualidade de rede.

A aplicação está disponível na na App Store, para iOS.

Editores 4gnews recomendam:

  • 25 apps e bons jogos para Android gratuitos na Google Play Store
  • Apple: estes nomes de rede podem desativar a função Wi-Fi nos iPhone
  • OnePlus 9 Pro banido da Geekbench por batota nos testes de desempenho em Android
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.