Caso utilizes o Google Messenger, deves conhecer a funcionalidade de reagir com emojis às conversas. Pois bem, a Google decidiu fazer o mesmo na sua app de Mensagens. A partir das próximas semanas, será possível enviar emojis em reação a mensagens que recebas na aplicação.
Contudo, existe um senão: esta funcionalidade só vai funcionar com smartphones compatíveis com o protocolo RCS. Este é um protocolo alternativo às SMS que não possui limite de caracteres e permite enviar multimédia como ficheiros de imagem e som. Atualmente, a única operadora compatível com o RCS é a Vodafone.
Assim sendo, é pouco provável que utilizadores portugueses tomem partido desta funcionalidade. Ainda assim, a Google está a demonstrar que não quer ficar atrás, implementando funções que já existem noutras plataformas à algum tempo.
Além desta função, a Google também anunciou uma previsão de texto melhorada, onde são sugeridas palavras e texto baseados nas conversas anteriores. A funcionalidade Smart Reply irá também sugerir stickers e não só frases. Atualmente, estas funções só estão disponíveis em inglês mas isso poderá mudar no futuro.
Facebook apresentou reações em emojis em 2016
Em 2016, o Facebook possibilitou aos seus utilizadores as reações com emojis. Ao início, utilizadores eram limitados a 3 ou reações mas com o tempo, esse número cresceu. Atualmente, utilizadores podem responder a mensagens com 7 reações diferentes, em forma de emojis.
Na verdade, o iMessage da Apple também possui uma funcionalidade parecida. Parece que era apenas a Google que esteve atrasada para a festa.
Editores 4gnews recomendam:
- Esquece o 5G! MediaTek já está a trabalhar na tecnologia 6G
- Patente da Apple mostra como poderão funcionar os seus óculos inteligente de Realidade Aumentada
- Os Estados Unidos querem acabar com o TikTok. Entende como