Mensagens Google recebe esta novidade para que nunca percas as SMS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os pontos de notificações, ou bolhas coloridas, são um dos elementos visuais mais úteis no sistema operativo Android, bem como no iOS e iPadOS da Apple. Todavia, este mesmo elemento estava em carência numa das melhores apps da Google, as Mensagens.

Ainda que estivesse presente no ecrã inicial, ligeiramente acima do ícone da aplicação, ao abrir e entrar na mesma, era fácil perder o rumo sempre que a nossa caixa de entrada estivesse repleta de mensagens. Agora, contudo, a nova atualização vem corrigir isso.

A Mensagens da Google é uma das melhores apps para as SMS

Mensagens Google app Android
Exemplo do novo ponto de notificação para sinalizar as SMS não lidas na app.

Mais concretamente, passamos a ter os pontos de notificações em cada conversa ou thread (fio) de mensagens na aplicação Google Mensagens. Até ao momento, note-se, as mensagens não lidas eram salientadas a negrito (bold), o que nem sempre bastava.

As novidades foram noticiadas primeiramente pela publicação Android Police, graças ao testemunho partilhado pelo utilizador Nick Cipriani. Foi, com efeito, graças aos seus exemplos que esta pequena alteração visual, com grande utilidade prática, foi detetada.

A partir de agora, sempre que receberem uma nova SMS, ainda não lida, além do texto ficar destacado a negrito temos também um ponto de notificação. Esta bolha, de tom azul (cor de destaque), ajudará o utilizador a não se esquecer de abrir as novas SMS's.

O novo ponto de notificação já está disponível na app Android

App Mensagens da Google Android
Exemplo do novo ponto de notificação para sinalizar as SMS não lidas na app.

Importa frisar que este elemento visual chega em primeiro lugar à versão de testes (beta) para Android. Está, mais concretamente, disponível com a compilação / versão 10.6.240, já disponível para os utilizadores Android inscritos no programa de testes (beta).

Assim que instalarem a nova versão, cujo ficheiro de instalação é identificado pela nomenclatura "10.6.240_RC00.phone.openbeta_dynamic", verão, daí em diante, o novo ponto de cor saturada, não passando despercebido.

Google is testing a new notification dot for Google Messages that will be found inside the app to the right of the time stamp to indicate that a message has been unread. https://t.co/VBb0VltUJG

— PhoneArena (@PhoneArena) 15 de novembro de 2021

Para o utilizador esta é mais uma ajuda visual para saber, sempre, que há alguma nova mensagem SMS por ler na app Mensagens da Google. Até ao momento a tecnológica optou por uma abordagem mais eclética, mas aparenta agora ter tomado uma nova atitude.

Note-se que é comum a tecnológica introduzir novos elementos visuais e formas de tornar as respetivas aplicações mais apelativas para os utilizadores. Assim, esta alteração é recebida com naturalidade, vindo efetivamente facilitar o uso da app Android.

Por fim, caso ainda não tenham recebido esta versão, podem descarregar o APK via APK Mirror. Não sabemos, de momento, quando ou se esta funcionalidade chegará à versão estável da app Mensagens Google.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.