Mensagens Google: app poderá transcrever mensagens de voz e novos Emoji

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação Mensagens da Google é uma das melhores apps de SMS e comunicações que podem encontrar para dispositivos móveis Android, solução gratuita e plena de recursos. Com efeito, muito em breve poderemos ter dois novos trunfos, um razoavelmente mais útil e outro mais "colorido".

A saber, contamos com a chegada das transcrições automáticas dos trechos e clips de áudio recebidos, por exemplo como MMS, ou comunicação RCS através da Mensagens Google. Em simultâneo, teremos também novos emojis, bem como mais emojis disponíveis para as reações às mensagens recebidas na app.

Funções automatizadas a chegar em breve à app Mensagens da Google

Google Mensagens
Fonte: 9to5Google

Em primeiro lugar, as novidades foram detetadas pela publicação 9to5Google, durante uma das rotineiras análises ao código-fonte das novas versões (beta) da app. Aí foram encontras referências, nas linhas de código, às funções que agora damos a conhecer.

Teremos assim as mensagens de áudio com transcrição automática para texto, a chegar em primeiro lugar ao idioma inglês, mas devendo alastrar rapidamente a várias outras línguas. Esta funcionalidade tornará os memorandos de voz ainda mais úteis e fáceis de consultar, isto ao facilitar a assimilação do respetivo conteúdo.

Reações com emojis chegarão também à app Mensagens Google

Mensagens Google
Fonte: 9to5Google

Em simultâneo, a aplicação Mensagens da Google também terá reações com emojis. Ao que tudo indica, esta implementação será extremamente similar ao que já encontramos na app de mensagens WhatsApp. Na prática, ao receber uma mensagem, poderemos clicar na mesma e manter a pressão até que surjam as várias hipóteses de reação com recurso a emojis.

Este é outro dos recursos que chegará até aos utilizadores Android graças às possibilidades do padrão RCS. Este vem ampliar as capacidades comuns do padrão SMS de comunicações por texto, com novos conteúdos "ricos", derivando daí a sigla "Rich Communication Services" ou RCS.

Temos ainda uma nova vista de Galeria para a app de mensagens da Google

Google Mensagens
Fonte: 9to5Google

Este padrão veio introduzir novas formas de comunicação, mais em linha com o que encontramos nas apps de mensagens como o WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, entre outras. Agora, aguardamos a chegada deste reforço da produtividade e personalização para a app da Google.

Por fim, contamos também com a chegada de uma nova vista de galeria para a app de mensagens da Google. Mais concretamente, uma nova organização e apresentação dos conteúdos de imagem, bastando fazer um scroll para folhear pelas imagens na Galeria.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.