Apesar de já existirem excelentes jogos para smartphone, a verdade é que não há nada como jogar no PC! Quando o assunto em questão são os melhores jogos de estratégia então a probabilidade de passares muitas horas agarrado ao ecrã é enorme!
Assim sendo, na lista que compilámos vais encontrar alguns clássicos que provavelmente já jogaste. As escolhas tiveram por base critérios como a avaliação da crítica, gráficos, desafios para o jogador e gosto pessoal. Além disso, fizemos ainda uma lista de 5 jogos para quem tem um PC com mais de dez anos.
1. Age of Empires IV
Tipo de jogo: Estratégia Histórica
Estúdio: Relic Entertainment / World's Edge
O líder incontestado! A saga Age of Empires é, a par de Civilization, o melhor que existe nos videojogos de estratégia histórica. Neste jogo, o objetivo é construir civilizações, gerir recursos e liderar exércitos em batalhas históricas. Tem tudo o que se pretende: gestão, investigação tecnológica e planeamento militar para garantir a vitória contra os teus duríssimos rivais.
Podes escolher entre várias civilizações, cada uma com unidades, edifícios e tecnologias únicas. No modo campanha és convidado a 'reescrever' momentos-chave da história mundial. Já o modo multijogador é pródigo em batalhas muito competitivas.
2. Civilization VII
Tipo de jogo: História
Estúdio: Firaxis Games
A franquia Sid Meier’s Civilization tem os mais ambiciosos, senão mesmo os melhores jogos de estratégia para PC e mais plataformas. O objetivo é desenvolver uma civilização desde os primórdios da humanidade até à conquista mundial.
Existem várias condições e cenários de vitória, desde a conquista militar, superioridade tecnológica, ou influência cultural. A mecânica do jogo consiste em ação por turnos e permite ao jogador reviver várias eras, da Antiguidade à Era Espacial.
As infinitas possibilidades tornam-no num dos melhores jogos de estratégia da atualidade.
3. Total War: WARHAMMER III
Tipo de jogo: Estratégia | Fantasia
Estúdio: Creative Assembly
O Warhammer III é o melhor jogo de estratégia e fantasia da atualidade. A mecânica que nos foi introduzida com os primeiros Total War é aqui ampliada novamente num mundo de magia e malícia, o Realm of Chaos ou Reino do Caos.
Há várias fações/espécies que podes escolher, cada qual com mecânicas, personagens e atributos únicos numa luta incessável pela supremacia num mundo imperdoável. A estratégia com batalhas em tempo real e gráficos de prender a respiração são inegáveis.
4. Hearts of Iron IV
Tipo de jogo: História
Estúdio: Paradox Development Studio
O quarto capítulo de Hearts of Iron é um dos melhores jogos sobre a Segunda Guerra Mundial para PC. Épico e historicamente influenciado, o jogador pode escolher qualquer nação com a ação a começar em 1936 / 1939 e a acabar em 1948.
Comandando o exército da nação escolhida, o jogador tem total liberdade de gestão (macro e micro) dos três ramos das forças armadas. Há que cuidar da produção, bens de consumo e comércio com outras nações, além das relações diplomáticas.
Apresenta um mapa de jogo extremamente detalhado, com uma mecânica de jogo imensamente pormenorizada. É um dos melhores jogos de estratégia e planeamento puro, com vários packs de extras e DLCs a aprofundar ainda mais a gestão!
5. XCOM 2
Tipo de jogo: Fantasia
Estúdio: 2K Games
A jogabilidade, ambiente e atmosfera envolvente pautam este jogo de estratégia em tempo real ambientado num futuro distópico em que corremos o risco de extinção. É um dos melhores jogos de esquadrão, guerra, sobrevivência e ficção científica.
A Terra é dominada por aliens que prometem um futuro brilhante para o Homem, mas escondem um objetivo sinistro. O jogador está no papel do líder de uma minúscula força de guerrilha. O objetivo é eliminar a ameaça alienígena e salvar a humanidade.
O jogo recebeu várias atualizações, a expansão War of the Chosen e quatro DLCs principais, os Resistance Warrior Pack, Anarchy’s Children, Alien Hunters, Shen’s Last Gift, Tactical Legacy Pack, todos incluídos no pacote Collection.
6. Europa Universalis IV
Tipo de jogo: História
Estúdio: Paradox Development Studio
O quarto título da franquia Europa Universalis coloca o jogador encarregue dos destinos de uma nação a partir do final da Idade Média até ao início do século das luzes (1444 até 1821). Terás de administrar, colonizar e, quando necessário, guerrear.
Com um mapa interativo da Terra dividido nas diferentes províncias que compõem as nações, o jogador tem que cuidar do comércio, estabelecer relações diplomáticas, explorar recursos e controlar o bem-estar das populações sob a sua tutela.
Altamente envolvente, é um dos melhores jogos de estratégia para quem gosta da Idade Média, exércitos medievais e construção de impérios. Tem vários DLCs, expansões, packs e atualizações que podem ser adquiridos no pacote Empire.
7. Company of Heroes 3
Tipo de jogo: Estratégia | Guerra Moderna
Estúdio: Relic Entertainment
O teatro de guerra do Mediterrâneo é o principal palco de ação e operações em Company of Heroes 3, otimizado em todos os sentidos com novos visuais, mapas de maiores dimensões e realismo acrescido. O foco permanece na ação em tempo real.
Agarra a oportunidade de liderar a história e conduzir uma das grandes nações, ou um dos grandes blocos à vitória neste jogo de estratégia baseado na Segunda Guerra Mundial perfeito para jogar no PC.
8. StarCraft II
Tipo de jogo: Ficção científica
Estúdio: Blizzard Entertainment
Aclamado pela crítica como um dos melhores jogos RTS da última década, o StarCraft II alia a ficção científica à fantasia para nos dar um incrível jogo de estratégia militar. A ação decorre em torno de 3 espécies, Terrans (humanos), Protoss e Zerg.
Com batalhas intensas em tempo real com o personagem Jim Raynor a ser o protagonista. Terás que combater as demais espécies, além das intrigas humanas nesta produção épica que retrata um futuro beligerante e assustador.
A narrativa principal está dividida em três títulos, o Wings of Liberty, a expansão, Heart of the Swarm e o standalone Legacy of the Void. Mais recentemente, em 2016, foi lançado um pack com novos conteúdos, o StarCraft II: Nova Covert Ops.
9. Anno 117: Pax Romana
Tipo de jogo: Construção e gestão
Estúdio: Ubisoft Mainz
Como o próprio nome indica, situa-se na Roma Antiga. Vais-te deparar com uma grande predominância da vertente do planeamento. Terás de construir cidades, gerir recursos, organizar rotas comerciais e expandir territórios. Cada decisão influencia diretamente o crescimento económico, a satisfação dos cidadãos e a estabilidade política do império.
O jogo alia construção com gestão de províncias e diplomacia, exigindo que os jogadores planeiem cuidadosamente cada movimento. Além disso, existem missões históricas e desafios complexos que exigem 'pensar antes de agir' para que o desfecho te seja favorável.
10. Manor Lords
Tipo de jogo: Idade Média
Estúdio: Slavic Magic
Manor Lords é um jogo de estratégia medieval que mistura construção de cidades com batalhas táticas em tempo real. O foco está na criação orgânica de aldeias, na gestão de recursos e no crescimento gradual de uma economia sustentável.
Ao contrário de outros jogos do género, não utiliza grelhas rígidas. As construções seguem o relevo do terreno e as estradas formam-se de forma natural, criando cidades com um aspeto mais realista e imersivo.
Para além da vertente de gestão, existem combates estratégicos inspirados em táticas medievais reais, onde o posicionamento das tropas e a moral fazem toda a diferença.
Embora seja um jogo recente, Manor Lords está surpreendentemente bem otimizado e pode correr em PCs intermédios, sendo uma excelente aposta para quem gosta de estratégia histórica com atenção ao detalhe.
Os melhores jogos para quem tem um PC menos potente
1. Warhammer 40,000: Dawn of War
Tipo de jogo: Fantasia
Estúdio: THQ
O jogo de estratégia em tempo real é um dos melhores para quem não tem PC assim tão bom para gaming. Trata-se de um jogo de guerra, com planeamento militar, muitos combates e várias missões como a captura de localizações estratégicas.
Com quatro exércitos à escolha do jogador, tanto podemos optar pelo lado da humanidade com forças de elite e unidades que optaram pela anarquia. Tens uma raça de seres tecnologicamente avançados e ainda a opção de explorar os brutais Orks.
Há campanhas e intensas sessões de combate neste jogo antigo que recebeu três packs de expansão e duas sequelas. O Dawn of War II e Dawn of War III também merecem ser tidos em conta, aperfeiçoando este título.
2. Crusader Kings III
Tipo de jogo: Estratégia | Geral
Estúdio: Paradox Interactive
O novo capítulo de uma das melhores franquias de jogos de estratégia para PC vem ampliar os que de melhor se faz neste género para fãs de estratégia enquadrada na história medieval. Agarra este novo desafio e guia o herdeiro ao trono até à vitória.
Este jogo de estratégia para PC está otimizado para tirar partido dos melhores gráficos possíveis, ao passo que a ação é concentrada na construção de um legado para a tua família nobre. Deixa-te envolver pela atmosfera do jogo e garante o teu lugar na História.
3. Age of Mythology
Tipo de jogo: Fantasia
Estúdio: Ensemble Studios | 20th Century Fox
O AoM é um spin-off do AoE, usando o seu motor de jogo, mas focado na mitologia e deuses antigos. O jogador tem à sua escolha três culturas – gregos, nórdicos e egípcios – cada qual com os seus deuses, construções, unidades e tecnologias caraterísticas.
A ação em tempo real assenta na recolha de 4 recursos principais, na construção da economia, edificações e plano militar. Mantém-se a ênfase na micro gestão, com 4 idades ou eras e a cada atualização desbloqueiam-se novos recursos e melhorias.
As condições de vitória assentam na conquista militar e destruição do inimigo. Mais recentemente o antigo jogo de estratégia recebeu uma versão ampliada com gráficos melhorados e modo de multijogador.
4. Civilization V
Tipo de jogo: Estratégica
Estúdio: Firaxis Games
Um dos maiores clássicos da estratégia por turnos, colocando o jogador no comando de uma civilização desde a antiguidade até à era moderna. Cada decisão – desde explorar o território, gerir recursos e tecnologia, até diplomacia e combate – influencia o sucesso do império.
O jogo oferece múltiplas civilizações, líderes históricos e condições de vitória variadas, como cultural, científica ou militar. As expansões e mods adicionam ainda mais profundidade, permitindo campanhas mais complexas e interações detalhadas com outros impérios.
5. Into the Breach
Tipo de jogo: Ficção Científica
Estúdio: Subset Games
Jogo de estratégia por turnos em que cada decisão conta. Os jogadores controlam mechas que defendem cidades de monstros gigantes, enfrentando combates táticos numa grelha limitada. Cada movimento precisa de planeamento, pois o adversário é imprevisível e cada turno pode mudar o rumo da batalha.
Apesar da simplicidade visual, vais ter de queimar alguns neurónios graças à elevada complexidade estratégica, com mapas e missões. Além disso, cada falha ou vitória influencia o desenvolvimento das unidades, permitindo adaptar estratégias a cada desafio.
Outras listas de jogos que te podem interessar: