O novo processador para dispositivos móveis MediaTek Dimensity 9200 é oficial! É um dos SoC's (System on Chip) mais promissores dos últimos anos e competirá, ao longo de 2023, com o próximo Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm.
Destaca-se pela maior eficiência energética de até 25%, significando isto um menor consumo energético muito considerável. Para além disso, face ao anterior flagship, o Dimensity 9000, o novo Dimensity 9200 traz melhorias de desempenho geral.
Este é o novo chipset topo de gama da MediaTek, o Dimensity 9200
Tal como esperado, a MediaTek acaba de revelar o seu mais recente processador topo de gama para dispositivos móveis. O novo Dimensity 9200 destaca-se por incorporar várias estreias na indústria mobile com melhor desempenho e excelente eficiência.
Em primeiro lugar, o MediaTek Dimensity 9200 baseia-se na segunda geração do processo de litografia a 4 nm da TSMC. Assim, de acordo com a empresa, no pico de desempenho a eficiência energética consumida é reduzida em até 25% para maior autonomia.
Portanto, em comparação com o antecessor, este chipset será não só mais rápido, como preservará melhor a autonomia da bateria.
Baseia-se na 2.ª geração do processo de 4 nm da TSCM
O MediaTek Dimensity 9200 é também o primeiro chipset a integrar um núcleo (prime) ARM Cortex-X3 com frequência máxima de 3,05 GHz, baseado na arquitetura ARMv9.
Para além disso, temos também três núcleos ARM Cortex-A715 com frequência máxima de 2,85 GHz, bem como quatro núcleos Cortex-A510 com frequência máxima de 1,8 GHz.
Em suma, temos a seguinte configuração nucleica:
- 1x Cortex-X3 até 3,05 GHz
- 3 x Cortex-A715até 2,85 GHz
- 4 x Cortex-A510 até 1,8 GH
O novo processador inclui ainda a gráfica (GPU) ARM Immortalis - G715 como motor de ray tracing baseado no hardware e taxa variável de rendering. Mais ainda, o novo chipset MediaTek obteve um total de 1,26 milhões de pontos na bechmark AnTuTu.
Chipset MediaTek Integra a gráfica ARM Immortalis - G715 com Ray Tracing
As suas caraterísticas técnicas incluem também suporte para memória LPDDR5 RAM, bem como armazenamento interno UFS 4.0, os padrões mais velozes de leitura e escrita para a memória.
Para além disso, suporta ecrãs com resolução máxima de 5K e taxa de atualização a 60 Hz. Suporta um display a WHQD até 144 Hz, ou no máximo, um ecrã Full-HD com taxa de atualização até 240 Hz.
Em simultâneo, a MediaTek afirma que o novo motor de processamento da imagem apresentada no ecrã fará os conteúdos saltar à vista graças ao sistema Miravision 980.
De igual modo, temos um novo AI NPU (APU 900), motor de inteligência artificial de 6.ª geração. Aliás, este sistema de IA promete diminuir o consumo energético de forma muito substancial em vários cenários de utilização.
Mais poderoso, mais eficiente e com mais de 1,26 milhões de pontos na AnTuTu
O chipset MediaTek Dimensity 9200 conta também com o processador de sinal de imagem, vulgo ISP Imagiq 890. Segundo a fabricante, este tem suporte nativo para sensores de imagem RGWB (vermelho, verde, branco e azul), capaz de processar ficheiros RAW nativamente e captar até 30% de mais luz nas imagens.
Para além disso, promete melhorar também a captação de vídeo, com mais detalhe e pormenor conservado nas gravações, além de conseguir captar também mais luz nos vídeos.
Wi-Fi 7 já suportado pelo MediaTek Dimensity 9200
As conetividades também estão asseguradas no MediaTek Dimensity 9200 com o SoC a integrar um novo modem capaz de garantir ligação estável em 5G para ambas as frequências sub-6 GHz e mmWave.
Para além disso, está assegurado o suporte para o próximo padrão da rede sem-fios, Wi-Fi. Com efeito, temos suporte nativo para o próximo padrão Wi-Fi 7, sendo o primeiro chipset a suportar esta conetividade.
Vivo já fez saber que usará o novo chipset MediaTek
Por fim, os primeiros smartphones a integrar o processador MediaTek Dimensity 9200 serão da Vivo, a chegar ainda em 2022 ao mercado. Para além disso, contamos também com a OPPO e usar este chipset em algumas versões dos seus próximos Find X.
Para além disso, vários executivos da Xiaomi, Honor e ASUS ROG também demonstraram interesse nas capacidades deste processador, pelo que contamos com smartphones destas fabricantes a integrar o MediaTek Dimensity 9200.
Editores 4gnews recomendam: