Os combustíveis já não vão descer na próxima segunda-feira, 16 de setembro. Embora inicialmente estivesse prevista uma descida tanto do preço da gasolina como do gasóleo, a subida da taxa de carbono inverteu a situação.
Tal como noticia a RTP, afinal os combustíveis acabam por subir ou manter-se (dependendo do caso) a partir da próxima segunda-feira. Os condutores de veículos a gasolina podem assim esperar uma subida de meio cêntimo no preço da mesma. Quem tem veículos a gasóleo, não verá mudanças nos preços.
Taxa de carbono volta a ser agravada
Recorde-se que na última segunda-feira entrou em vigor a nova taxa de carbono. Esta encontra-se cifrada nos 74,429 euros/tonelada de CO2, mas vai mudar este sábado para cerca de 81 euros por tonelada, como refere o Eco.
Dessa forma, a taxa de carbono agrava-se assim em 1,5 cêntimos por litro na gasolina e 1,6 cêntimos por litro no caso do gasóleo. Que preços podemos esperar nos postos de combustíveis a partir de segunda-feira?
Segundo os mais recentes dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o litro de gasolina simples 95 deve passar para 1,647 euros por litro. O gasóleo simples terá um preço de 1,526 por litro.
De realçar que estes são valores médios praticados pelas gasolineiras e variam consoante o posto em que abasteceres. Além do mais, podem ainda sofrer ajustes com a cotação do petróleo brent no final desta sexta-feira.