Mas afinal, o que é android?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Android não é um telefone ou uma aplicação, mas é um sistema operativo baseado em Linux, semelhante ao Windows 8 ou Mac OS que você gostaria de encontrar em seu PC. Em termos muito simples, um sistema operativo móvel é onde as funções de telefone e onde os aplicativos de smartphones vivem. Tudo o que você vê na tela do seu dispositivo é uma parte do sistema operativo. Quando você recebe uma chamada, mensagem de texto ou e-mail, o sistema operativo processa essas informações e coloca-lo em um formato legível.

O sistema operativo Android é dividido em vários números de versão, o que implica saltos significativos em recursos, operação e estabilidade, que geralmente têm codinomes. Então, se você ouvir alguém dizer Android Jelly Bean ou KitKat, é apenas o nome da versão do Android que você pode ter no seu dispositivo.

A maioria dos smartphones modernos e tablets contará com Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), Android 4.1/2/3 (Jelly Bean), ou a versão mais recente, o Android 4.4 (Kitkat), enquanto dispositivos mais antigos e alguns low-end pode rodar em Android 2.3 (Gingerbread) ou Android 3.0 (Honeycomb).

A maioria dos fabricantes de dispositivos Android, como a Samsung, HTC, Motorola, Sony, e muitos outros, têm geralmente uma pele em cima do OS. Estas sobreposições UI geralmente incluem aspectos de design e recursos adicionais que se destinam a melhorar a experiência do Android, ao mesmo tempo, ajudando a diferenciar entre dispositivos de diferentes fabricantes. Assim, quando vir nomes como Samsung Touchwiz, HTC Sense, Motorola MotoBlur, e outros, por baixo, é tudo Android. A versão original do Google Android, em que todos os fabricantes adicionam as suas sobreposições, é de um modo comum referido como o estoque Android.

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.