O ator Mark Hamill, famoso por interpretar Luke Skywalker no Star Wars, apagou a sua conta de Facebook. Hamill fez isto numa forma de protesto, conforme afirmou no Twitter. Segundo Hamill, o mesmo irá "dormir melhor" sabendo que não apoia a rede social de Mark Zuckerberg.
Esta situação foi causada pela recente posição do Facebook no que toca a anúncios políticos. Enquanto plataformas como Twitter e Spotify estão a banir anúncios políticos internamente, o Facebook aceita-os na totalidade, sem sequer filtrar a veracidade ou intenção dos mesmos.
Esta é uma posição que coloca o Facebook sobre maus olhos. Considerando o escândalo do Facebook relacionado com o Cambridge Analytica e as eleições de 2016, a rede social pode ser facilmente utilizada como uma "arma" política nas vindouras eleições de 2020.
Até agora, não parece que o Facebook vá mudar a sua posição no que trata de anúncios. No entanto, utilizadores terão opção de filtrar de certa forma a quantidade de anúncios políticos que visualizam, pelo menos nos Estados Unidos.
Facebook continua a crescer, apesar das controvérsias
Apesar de todas as polémicas onde a rede social se viu inserida, o Facebook continuaa crescer e a ser altamente rentável, através maioritariamente dos anúncios. Contudo, as suas políticas de tratamento de dados continuam a ser vistas como dúbias, devido á suposta venda de dados de utilizador a empresas de terceiros.
Editores 4gnews recomendam:
- Elon Musk "transforma" acidente na apresentação da Tesla Cybertruck em dinheiro!
- Jogos dos Avengers será atrasado até setembro
- Adeus Windows 7! Suporte do sistema operativo termina hoje