Várias pessoas estão a manifestar-se contra a venda do domínio ".org" em Los Angeles. Os manifestantes exibem sinais com a frase "Save Dot Org" e possuem uma petição com 35 mil assinaturas, apoiados por mais de 700 organizações como a Greenpeace e Girl Scouts of the USA.
O domínio para websites ".org" foi criado exclusivamente para organizações não governamentais e sem fins lucrativos. Contudo, essa restrição foi retirada em agosto de 2019, sendo que o domínio é utilizado por escolas, projetos de código aberto e geralmente, sites que envolvem caridade ou comunidades.
Contudo, o PIR (Public Interest Registry), proprietário desse domínio, vendeu o mesmo à empresa privada Ethos Capital, por um valor avultado de 1,135 mil milhões de dólares. Existe assim um grande receio que a Ethos Capital irá regular e tentar monetizar de alguma forma os sites registados com esse domínio, gerando assim as manifestações em Los Angeles.
Ethos Capital deverá aumentar preços dos registos
Tal como qualquer empresa privada, o seu objetivo é fazer lucro. Desta forma, é previsto que a Ethos Capital vá aumentar o preço de registo para qualquer site que queira o domínio ".org", bem como as renovações de sites já existentes.
É a única forma que a Ethos terá provavelmente de tornar esta compra rentável, para recuperar o valor que despendeu ao adquirir os direitos. Resta saber se a ICANN, a organização sem fins lucrativos que gere o domínio vai agir de forma legal, para tentar impedir a venda.
Editores 4gnews recomendam:
- Facebook culpa Apple pelo hack no iPhone de Jeff Bezos. Entende a situação
- Xiaomi, Huawei e outras doam milhões de euros para combater o mortífero Coronavírus!
- Elon Musk volta a dar nas vistas a passear com a Tesla Cybertruck em Los Angeles