Mais um smartphone misterioso Huawei com 5G e uma nova marca

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Desde há algum tempo que a Huawei está impedida de lançar smartphones com comunicações 5G a nível global.

Mas parece que a fabricante chinesa encontrou uma solução para ultrapassar esse obstáculo, tal como prova o aparecimento de um novo terminal 5G da Huawei que surge com uma nova marca.

Huawei ou TD TECH?

TD Tech N8 Pro
Na imagem o modelo TD Tech N8 Pro lançado na China em novembro de 2021

As sanções impostas pelos Estados Unidos da América à Huawei têm resultado numa perda de quota de mercado a nível global para a marca chinesa. Sobretudo porque a fabricante não pode integrar suporte para comunicações 5G nos seus dispositivos móveis.
Mas parece que a Huawei encontrou a solução para contornar as dificuldades, sem desrespeitar uma imposição internacional. E essa solução surge na forma de ter empresas licenciadas que não são obrigadas a cumprir o regime de sanções.

A TD Tech é uma dessas empresas. E agora surgiu no mundo Web um novo e misterioso smartphone Huawei com comunicações 5G que aparece já sob a marca TD Tech. O terminal foi detetado na lista TENAA, mas infelizmente para além do suporte 5G, nada mais foi revelado.

Esta não é a primeira vez que a Huawei recorre à TD Tech para lançar um novo equipamento. Recorde-se que no início de novembro de 2021, o TD Tech N8 Pro foi lançado oficialmente na China. Na realidade, este terminal é o Huawei Nova 8 Pro 5G, mas com uma designação diferente.

Aliás, poucos dias após o lançamento deste smartphone, foi divulgado que a TD Tech iria lançar uma grande parte dos produtos Huawei, nas áreas de smartphones, tablets, wearables e até Smart TV da marca. Repare-se que todos estes equipamentos integram componentes que não podem ser utilizados pela Huawei, a nível global.

Novo modelo Huawei Nova com sensor de 108 megapixéis

Huawei Nova
Huawei Nova detetado na lista TENAA Crédito@TENAA

Recentemente, foi também detetado na lista TENAA um outro smartphone Huawei Nova com o número de modelo JLN-AL00, sendo que algumas das suas especificações foram já reveladas.

Assim sabe-se já que o smartphone está equipado com um ecrã LCD de 6,78 polegadas com uma resolução de 2388 x 1080 pixéis. O novo terminal Nova integra uma configuração de câmara traseira quádrupla, num original módulo oval, que inclui um sensor primário de 108 megapixéis, auxiliado por um segundo sensor de oito megapixéis e mais dois de dois megapixéis cada um.

Podemos contar ainda com uma bateria de 3900 mAh com suporte para carregamento rápido de 66 watts, sendo que aos comandos do terminal vai estar um processador octa-core de 2,4 GHz, para já ainda desconhecido, mas que vai estar emparelhado com 8 GB de RAM e de até 256 GB de armazenamento interno.

Será que este novo smartphone será conhecido como Huawei Nova ou TD Tech Nova? Ambos os nomes ficam no ouvido.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt