Mais de 50% dos Windows Phone podem actualizar para Windows 10 Mobile

Francisco Rodrigues
Francisco Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Foi recentemente que a Microsoft esteve nas bocas do mundo devido ao o lançamento oficial do Windows 10 Mobile para smartphones Windows Phone 8.x e agora que as coisas começam a acalmar é altura de conhecer as estatísticas.

Os números do Windows 10 Mobile

Os números publicados recentemente pelo AdDuplex mostram que 15.2% de todos os Windows Phone activos já estão a usar Windows 10 Mobile. Existem também outros 35.2% dispositivos dual-core e/ou com 512 mb de ram.

É possível que esta última percentagem venha a baixar visto que nos últimos dias temos visto que a Microsoft ainda se encontra a avaliar a viabilidade de alguns dispositivos como o Lumia Icon (apenas disponível nos EUA) que poderá, apesar de estar fora da lista apresentada inicialmente, vir a receber o Windows 10 Mobile.

Como são as estatísticas nos outros sistemas?

No caso do Android o problema da fragmentação é já o pão nosso de cada dia, e as estatísticas não mentem.

Neste momento apenas 2.3% dos smartphones Android activos estão a correr a versão mais recente disponível (Marshmallow), 36% ainda estão na versão anterior (Lolipop) e os restantes ainda correm a versões de Android lançadas de 2014 para trás.

Se olharmos para o iOS, 79% de todos os iPhone e iPad activos estão a correr a versão mais recente, o iOS 9.3 que foi lançado na passada segunda-feira.

Portanto o Windows Mobile situa-se abaixo do iOS e acima do Android no que toca a possibilidade de actualizações para versões mais recentes, o que não é mau, mas poderia ser melhor, tendo em conta que o sistema está a passar por uma fase difícil e todos os utilizadores são poucos...

Lumia 640 perto de alcançar o Lumia 520

Em termos de smartphones no geral o Lumia 640, que está na lista de dispositivos que podem efectuar a actualização para o Windows 10 Mobile, teve um crescimento de 0.9% e está perto de alcança o ainda líder Lumia 520 que ficou de fora das actualizações Windows 10 Mobile.

Falando em fabricantes, a Microsoft/Nokia continua a ser o líder o que não é visto com bom olhos vistos que o objectivo da própria Microsoft é deixar a produção de smartphones de lado e focar-se apenas no sistema operativo, mas sem a aposta de novas empresas vai ser difícil isso acontecer nos próximos tempos.

Talvez queiras ver:

  • Apple já não vende mais iPhone 5S e o iPad Air original
  • Teaser da HTC refere que a coluna será de qualidade acima da média
  • Surge um vídeo sobre o conceito de um possível Surface Phone