macOS Big Sur chega ainda esta semana aos computadores da Apple

Carlos Oliveira
Comentar

A Apple teve hoje uma das suas mais importantes apresentações de sempre, com o lançamento dos primeiros Mac´s com processador Apple Silicon. Mas o evento trouxe outra novidade importante para os utilizadores Mac.

Depois de meses de espera. ficamos a saber que o macOS Big Sur chegará oficialmente aos utilizadores na próxima quinta-feira (12 de novembro). A nova versão do sistema operativo é uma das mais importantes de sempre.

macOS Big Sur dá as boas-vindas aos novos Mac´s com processador M1

A ligação do lançamento do Big Sur aos novos MacBooks e Mac Mini, com processador M1, é inegável. Com a nova versão do macOS, chega todo o software indispensável para que a nova plataforma funcione na perfeição.

Uma das grandes novidades do macOS Big Sur é o suporte para aplicações universais. Estas aplicações foram concebidas para funcionar com os novos Mac´s, bem como com os ainda disponíveis com processadores Intel.

Devemos ainda mencionar uma nova funcionalidade de virtualização que permitirá correr aplicações x86 que não sejam universais. Aquelas que ainda não foram modificadas para suportar o novo processador desenhado pela Apple.

macOS Big Sur

macOS Big Sur traz também o suporte para apps iPhone e iPad

Esta será talvez a mais aclamada novidade do macOS Big Sur para os utilizadores do ecossistema Apple. Finalmente, será possível correr nativamente no teu Mac as mesmas aplicações que tens no teu iPhone ou iPad.

Contudo, este último ponto estará reservado para os novos computadores que a Apple revelou hoje. Isto porque estão dependentes do seu processador M1, que usa a mesma arquitetura presente nos iPhone e iPad.

Além disto, o novo macOS Big Sur traz novidades ao nível do design, na central de notificações ou nas aplicações Mensagens e Mapas. O Safari também será alvo de melhorias, prometendo ser 50% mais rápido a abrir páginas que o Google Chrome.

Dispositivos compatíveis com o macOS Big Sur

  • MacBook 2015 e acima
  • MacBook Air 2013 e acima
  • MacBook Pro finais de 2013 e acima
  • Mac Mini 2014 e acima
  • iMac 2014 e acima
  • iMac Pro 2017 e acima
  • Mac Pro 2013 e acima

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.