macOS Big Sur chega ainda esta semana aos computadores da Apple

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple teve hoje uma das suas mais importantes apresentações de sempre, com o lançamento dos primeiros Mac´s com processador Apple Silicon. Mas o evento trouxe outra novidade importante para os utilizadores Mac.

Depois de meses de espera. ficamos a saber que o macOS Big Sur chegará oficialmente aos utilizadores na próxima quinta-feira (12 de novembro). A nova versão do sistema operativo é uma das mais importantes de sempre.

macOS Big Sur dá as boas-vindas aos novos Mac´s com processador M1

A ligação do lançamento do Big Sur aos novos MacBooks e Mac Mini, com processador M1, é inegável. Com a nova versão do macOS, chega todo o software indispensável para que a nova plataforma funcione na perfeição.

Uma das grandes novidades do macOS Big Sur é o suporte para aplicações universais. Estas aplicações foram concebidas para funcionar com os novos Mac´s, bem como com os ainda disponíveis com processadores Intel.

Devemos ainda mencionar uma nova funcionalidade de virtualização que permitirá correr aplicações x86 que não sejam universais. Aquelas que ainda não foram modificadas para suportar o novo processador desenhado pela Apple.

macOS Big Sur traz também o suporte para apps iPhone e iPad

Esta será talvez a mais aclamada novidade do macOS Big Sur para os utilizadores do ecossistema Apple. Finalmente, será possível correr nativamente no teu Mac as mesmas aplicações que tens no teu iPhone ou iPad.

Contudo, este último ponto estará reservado para os novos computadores que a Apple revelou hoje. Isto porque estão dependentes do seu processador M1, que usa a mesma arquitetura presente nos iPhone e iPad.

Além disto, o novo macOS Big Sur traz novidades ao nível do design, na central de notificações ou nas aplicações Mensagens e Mapas. O Safari também será alvo de melhorias, prometendo ser 50% mais rápido a abrir páginas que o Google Chrome.

Dispositivos compatíveis com o macOS Big Sur

  • MacBook 2015 e acima
  • MacBook Air 2013 e acima
  • MacBook Pro finais de 2013 e acima
  • Mac Mini 2014 e acima
  • iMac 2014 e acima
  • iMac Pro 2017 e acima
  • Mac Pro 2013 e acima

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Silicon chega oficialmente a novos MacBook Pro, MacBook Air e Mac mini: preços e características
  • O grande problema do iPhone 12 mini. Vê antes de comprar
  • Não sabes que iPhone 12 escolher? Este site interativo da Apple ajuda
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.