MacBook Pro de 16 polegadas indisponível em muitas lojas Apple

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O MacBook Pro de 16 polegadas está indisponível em várias lojas físicas e online da Apple ou com um grave atraso na entrega.

O problema poderá estar relacionado com a atual crise mundial de chips? Ou a marca prepara-se para lançar um novo modelo em breve? As especulações prometem continuar.

Apple avisou de que a escassez de componentes afetaria a disponibilidade dos portáteis e tablets

O Apple MacBook Pro de 16 polegadas está a registar um atraso significativo na entrega de encomendas ou chega mesmo a estar em rutura de stock nas lojas físicas e online da marca. Como a Apple ainda não se pronunciou sobre a situação, as especulações não se fizeram esperar.

Para já, as razões avançadas são duas. Numa perspetiva mais pragmática, alguns especialistas avançam que tal pode ficar a dever-se à atual crise mundial de chips. São vários os fabricantes que já afirmaram que a escassez de componentes está a afetar significativamente a produção de equipamentos.

A própria Apple, em abril, deste ano admitiu que a escassez de componentes podia afetar a sua produção de portáteis e tablets e que não conseguia prever o impacto que esta situação causaria, por existirem demasiados participantes envolvidos.

Tim Cook, CEO da Apple, acrescentou também que esperava que a marca fosse controlada pela oferta e não pela procura de equipamentos. O homem forte da Apple foi ainda mais longe e afirmou de que as receitas de vendas podiam registar uma descida na ordem dos milhares de milhões.

Estará o Apple MacBook Pro M1X a caminho?

Mas existe também a teoria de que esta indisponibilidade do portátil da Apple, pode anteceder o lançamento do MacBook Pro M1X. Tudo porque foi anunciado que o seu volume de produção terá começado em agosto.

Prevê-se que o novo portátil da Apple esteja equipado com o chip M1X que otimizará não só o desempenho da máquina como a autonomia de bateria. A a agência de notícias Bloomberg também divulgou de que o modelo teria um total de 10 núcleos, sendo oito de alto desempenho e dois de consumo reduzido de energia.

A mesma fonte de informação avançou de que seriam disponibilizados dois modelos, um com 14 e outro com 16 polegadas. 64 GB de RAM, porta HDMI, portas USB Tipo-C, conector MagSafe e entrada para cartões de SD são outras das especificações avançadas pela agência noticiosa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Primeiro iPhone do mundo com porta USB-C revelado em vídeo
  • Xiaomi Black Shark 4S terá um trunfo precioso para o gaming no seu ecrã
  • Apple iPhone SE 3: já sabemos quando chega o iPhone mais barato com 5G
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt