A gigante de Cupertino marcou para amanhã, segunda-feira (30), o seu evento Scary Fast onde deverá apresentar uma nova geração de processadores para os computadores Mac. Segundo os rumores a Apple deve também renovar o seu alinhamento de portáteis MacBook Pro, dotando-os do novo chip a 3 nm com capacidades alargadas de IA generativa.
As informações chegam até nós através de uma publicação sul-coreana divulgada no passado sábado (28), dando conta dos vários chipsets a compor a gama M3. A saber, teremos os modelos M3 Pro, M3 Max, bem como o modelo topo de gama M3 Ultra.
Apple agendou o evento Scary Fast para 30 de outubro
Ainda de acordo com a mesma fonte, teremos aqui um salto quantitativo no desempenho graças não só à litografia de chips a 3 nm, como também à Inteligência Artificial. Em boa verdade, acredita-se que este seja um dos maiores, senão mesmo o maior trunfo.
Em causa estão novas ferramentas baseadas em inteligência artificial generativa que ajudarão a agilizar as mais variadas tarefas com os chips M3. Todavia, não temos ainda detalhes específicos sobre os produtos exatos a ser apresentados neste evento.
Em todo o caso, acredita-se que a Apple venha assim responder aos novos avanços da Qualcomm, sobretudo com o seu novo Snapdragon X Elite. Recordamos que este chip promete superar em eficiência processadores como o atual M2 Max.
Renovação a caminho dos computadores Mac com novo iMac de 24''
Até ao momento não sabemos como será, exatamente, a configuração de núcleos e caraterísticas gerais dos chips M3. Em todo o caso, o precedente do A17 Pro presente nos iPhone 15 Pro dá-nos várias pistas além da litografia já esperada a 3 nm.
Poderemos assim ter, pelo menos, um Neural Engine ou NPU de 16 núcleos que promete ser até duas vezes mais rápida que a NPU do A16 Bionic. Além disso, contamos também com mais vantagens para o sistema operativo macOS como, por exemplo, o suporte de mais jogos para Mac.
Por fim, temos agora que aguardar pelas confirmações apontadas para o evento oficial uma vez que a Apple não comenta, nem divulga, informações concretas sobre os próximos lançamentos.
Editores 4gnews recomendam: