A Apple pode estar prestes a apresentar um novo portátil barato, com macOS, perfeito para competir com os Chromebooks da Google, alguns dos portáteis mais baratos do mercado. O lançamento focar-se-á na relação qualidade / preço, a estrear apenas em 2024.
Os rumores que sugerem o lançamento de um portátil Apple mais barato voltam a fazer-se sentir, atirando para o ano que vem este hipotético lançamento. Em todo o caso, o seu propósito seria o de combater um dos vetores de penetração da Google junto do mercado de informática, o seu segmento Chromebook com as soluções mais acessíveis.
Gama de portáteis macOS pode estrear em 2024
Em Portugal, porém, este nicho de computadores pouca expressão tem, muito em parte por o seu propósito ter sido esvaziado com a distribuição, em regime de empréstimo é certo, de portáteis Windows, básicos mas funcionais, pelo Ministério da Educação a boa parte dos jovens em idade escolar.
Lá fora, porém, estes portáteis da Google focados na educação encontram já alguma tração e procura. São máquinas que visam cumprir uma tarefa - a de dar ao aluno as ferramentas essenciais para ter um computador de trabalho. Nisso, cumpre geralmente bem a premissa a que se propõe, ainda que estejam muito longe de serem potentes, ou tampouco cobiçados.
É, portanto, um nicho que a Google tem nutrido e ampliado gradualmente, sem que tal tenha passado despercebido à Apple. Porém, na opinião deste vosso autor, não acredito que a gigante de Cupertino venha a investir num computador com baixa margem de lucro / retorno financeiro.
Possíveis rivais dos Chromebooks da Google
Em todo o caso, segundo avança a publicação 91mobiles, uma nova gama de MacBooks mais acessíveis poderá ser lançada em 2024. Também de acordo com a mesma fonte, estes computadores devem chegar durante o segundo semestre, a segunda metade do próximo ano.
Pois bem, qual seria a principal diferença face à linha principal de computadores da Apple? Bom, apesar de acreditarmos que se mantenha a qualidade de construção com estrutura e carcaça em alumínio, as diferenças estarão no interior. Além disso, a própria fonte aponta o uso de "materiais diferentes", sem especificar a sua natureza ou origem.
Ainda segundo esta fonte, os componentes dos portáteis Apple e o respetivo hardware seria muito mais barato que o utilizado nos seus "irmãos" mais premium.
Ecrã: tátil de 11,6 polegadas HD
Processador: AMD A4-9120C
RAM: 4 GB
Armazenamento: 32 GB
Sistema operativo: Chrome OS
Modelo: Lenovo 300e Chromebook 2nd Gen
Mais ainda, e sendo o objetivo destes portáteis apresentar uma boa proposta entre qualidade e preço, as suas especificações técnicas seriam necessariamente mais comedidas. Aqui sim, teríamos um golpe importante, com caraterísticas mais básicas.
Em todo o caso, de momento não temos qualquer prova sólida da sua existência. Há, sim, vários rumores a apontar nesse sentido, mas não deixa de ser um possível curso de ação que destoa da bem estabelecida política premium da Apple.
Por fim, aguardamos agora por mais informações que nos permitam confirmar, ou desmentir, tal hipótese.
Editores 4gnews recomendam: