O poderoso Mac Pro é o único produto da linha de informática da tecnológica americana que ainda não migrou para o Apple Silicon. A empresa já confirmou que essa atualização está a chegar e muitos analistas acreditam que acontecerá em 2023.
Gradualmente vamos recebendo informações que pintam o cenário de como será o futuro do Mac Pro. Mas as várias indicações demonstram que este será o Mac Pro com menor possibilidade de troca dos seus componentes.
Novo Mac Pro não suportará placas gráficas externas
A mais recente informação alusiva a este produto diz-nos que não será possível ligar placas gráficas externas ao vindouro Mac Pro. Um dado revelado pelo conhecido jornalista Mark Gurman.
Desde a génese do Mac Pro que a Apple concede aos seus utilizadores a possibilidade de ligar placas gráficas externas conforme as suas necessidades. No entanto, essa realidade desaparecerá com a transição para um modelo com processador da linha M.
O mesmo acontecerá com outros componentes vitais, nomeadamente a RAM e o CPU. O único ponto que, ao que tudo indica, poderá ser alterado após a compra do novo Mac Pro será o seu armazenamento.
Mesmo assim, importa saber em que moldes irá a Apple permitir a modificação deste componente. Haverá algum conector exclusivo que só a empresa venderá ou irá ela compatibilizar o seu produto com o padrão M.2 PCIe NVMe?
M2 Ultra para o Mac Pro poderá chegar aos 76 núcleos GPU
Voltando ao tema da GPU do Mac Pro, embora a empresa não permita modificações, a sua oferta deverá ser suficiente para todos os utilizadores. Também segundo Mark Gurman, o seu chip M2 Ultra deverá ostentar uns impressionantes 76 núcleos gráficos.
Esta não será a configuração base do M2 Ultra que, aparentemente, será o processador presente no aguardado Mac Pro. A julgar pelo sucedido com o Mac Studio, essa configuração poderá começar nos 24 núcleos.
O máximo de 76 núcleos poderá ser atingido através das configurações adicionais no ato da compra do produto. Ou seja, caso queiras usufruir do máximo desempenho gráfico, terás de pagar um extra por isso.
Para terminar, o conhecido jornalista aponta para o facto de o novo Mac Pro não trazer novidades estéticas. Apesar da transição para o Apple Silicon, o novo computador chegará com o mesmo design do último modelo apresentado.
Editores 4gnews recomendam: