LineageOS traz o Android Oreo ao Motorola Moto G2 - Como Instalar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.
Motorola Moto Z Android Oreo 8.1 Android Oreo 8.0 Motorola Moto G2 Motorola Moto G 2015 LineageOS 15.1
Está na hora de dares nova vida ao teu dispositivo Moto G com a LineageOS 15.1 baseada no Android Oreo 8.1

O Motorola Moto G2 ou Moto G 2nd gen continua a ser um dos dispositivos mais populares da marca. Chegou ao mercado com uma boa qualidade de construção, especificações técnicas aceitáveis e com todas as benesses de um Android puro que o mantiveram fluido durante muito mais tempo que os seus contemporâneos. Agora, para quem quiser utilizar o Android Oreo 8.1 no seu dispositivo chegou a ROM LineageOS 15.1!

Contudo, o tempo foi passando e o dispositivo acabou substituído pelo Moto G3, G4, G5 e já se fala até nos Moto G6. Dito isto, escusado será dizer que o dispositivo não receberá, por via oficial, a atualização para Android Oreo 8.0. Felizmente existem alternativas como a LineageOS 15.1.

Vê ainda: Google Play Store Android – Aproveita 15 apps temporariamente gratuitas

Agora, para os nossos leitores que ainda utilizem um Motorola Moto G2 2015, temos boas notícias. Não será uma atualização oficial mas também nem se preocupem com isso. O smartphone chegou ao fim da sua vida útil e não receberá mais updates da marca.

Motorola Moto G2 recebe o Android Oreo 8.1 com a LineageOS 15.1

Isto não significa, contudo, que não possa ser atualizado. Isto, graças ao trabalho de desenvolvedores independentes como o “senhor” LuK1337 da comunidade de programadores independentes XDA Developers.

Foi graças ao seu trabalho que uma versão da LineageOS 15.1 foi personalizada, preparada e atualizada com o mais recente software da Google para que o Moto G2 possa usufruir de todas as novidades. Esta nova ROM baseia-se no Android 8.1 Oreo e já traz o mais recente patch ou pacote de segurança da Google.

Motorola Moto G2 Android Oreo LineageOS 15
A LineageOS é a "nova" Cyanogen

Conta ainda com os papéis de parede, o novo launcher e muitas outras adições que de outra forma nunca chegariam, por via oficial, a este smartphone de gama média lançado em setembro de 2014.

Note-se que todo este procedimento de instalação da ROM é algo técnico. Deverá ser feito com cuidado, paciência e alguma experiência em conceder permissões root ao Android. Caso não sigas este guia passo a passo, então poderás ter o teu smartphone brickado.

A 4gnews não se pode responsabilizar por qualquer dano, reparável ou não, que o leitor possa fazer caso não siga estas instruções à risca. Feito o aviso, procede com precaução. Vamos então!

Como instalar o Android Oreo no teu Motorola Moto G2:

  1. Descarrega todos os ficheiros que encontrarás mais abaixo
  2. Transfere (arrasta) os ficheiros AOSP-8.1.0 (ZIP) e as Gapps para a memória interna do Motorola Moto G2
  3. Desliga o teu dispositivo. Carrega no botão diminuir Volume + botão Power no teu Motorola Moto G2 – entrarás no modo Recovery
  4. No menu Recovery (TWRP) seleciona Wipe e faz um reset de fábrica (este procedimento apagará todos os ficheiros no teu smartphone).
  5. Ainda dentro do menu Recovery (TWRP) seleciona Instalar e escolhe o arquivo AOSP ZIP, faz um swipe para instalar e aguarda.
  6. Mais uma vez, no menu Recovery (TWRP) limpa a memória cache e a memória Dalvik
  7. De volta ao menu Recovery (TWRP) instala as Gapps a partir da memória interna
  8. Reinicia o teu smartphone
  9. O Android Oreo 8.1 estará instalado. O primeiro boot pode demorar algum tempo

Arquivos / ficheiros necessários – LineageOS 15.1 e a TWRP

Note-se que todos os aspectos e funções principais estão a funcionar sem erros ou bugs, tal como a telefonia, Bluetooth, Wi-Fi, todas as conectividades e até mesmo a câmara, GPS e outros parâmetros. Aliás, a ROM aparenta estar perfeitamente estável e funcional, julgando pelos comentários e feed-back do público.

LineageOS 15.1 para o Motorola Moto G2 está estável

Mesmo assim, e como em qualquer outra ROM, poderás encontrar alguns erros ou bugs. É sempre uma hipótese, até mesmo nas compilações oficiais, fornecidas pelas marcas.

Este dispositivo já usufruiu de uma longa vida útil e continua até aos dias de hoje a ser um fiel companheiro para muitos consumidores. Caso ainda utilizes um destes equipamentos da Motorola. A todos eles, esta LineageOS 15.1 traz uma nova esperança e um bom vislumbre do Android Oreo 8.1.

Aqui, a vantagem é que todos eles estão a ser debatidos e corrigidos depois da sua deteção. Tal como podes ver na sua página dedicada no fórum XDA. Poderás também acompanhar os comentários dos utilizadores e o relatório de qualquer erro que possa surgir.

Caso tenhas alguma dúvida durante o processo de instalação da LineageOS 15.1 deixa-nos as tuas questões aqui em baixo, nos comentários. De qualquer forma, espero que tudo corra bem e que possas usufruir do teu "novo" smartphone!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Play Store Android – Aproveita 15 apps temporariamente gratuitas

Patente da Microsoft mostra um smartphone com ecrã dobrável

Xiaomi Mi 7 – Renders mostram-nos a possível beleza do smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.