LineageOS 15 inspira-se no Android Oreo e chega em breve!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Em primeiro lugar, o que é a LineageOS e porque é que me devo importar com ela? A LineageOS é a sucessora da aqui. Agora, os desenvolvedores da LineageOS estão a ultimar os preparativos da nova versão e, segundo a própria Lineage Community, as novidades chegam em breve ao teu smartphone!

Quais as novidades da LineageOS 15?

Esta será a mais recente versão da custom ROM mais popular da atualidade. Sendo uma continuação ou sucessora da CyanogenMod trata-se de uma alternativa viável ao firmware oficial fornecido pelas várias construtoras de smartphones.

É ideal para quem não quer estar à espera dos updates oficiais que, consoante a idade do teu dispositivo, podem até não chegar. Para quem quiser uma ROM (firmware) bastante otimizado, a LineageOS 15 é sem dúvida a próxima sensação e estará disponível para centenas de dispositivos graças aos esforços da comunidade de desenvolvedores e programadores de software.

A maioria dos dispositivos Android em circulação não receberá o Android Oreo e é aqui que entra a LineageOS 15

Começando pelas novidades que chegarão com a LineageOS 15 podemos esperar as novas notificações, o novo motor de notificações do Android Oreo, o Advanced Snoozing para colocar várias Apps não utilizadas de momento em hibernação profunda, o novo sistema que criará um tempo limite para as notificações, o auto-preenchimento de formulários, entre outros.

Teremos ainda novos emojis, o modo foto a foto (picture-in-picture) que te permitirá, por exemplo, ver um vídeo do YouTube em ponto pequeno enquanto escreves um email ou respondes a uma sms, sem ter que dividir o ecrã. Terás também um novo menu das definições de sistema, novos widgets, etc.

Mais ainda, a LineageOS 15 introduzirá os "Temas" para personalizares ainda mais esta ROM para Android. Da mesma forma que a maioria das construtoras coloca a sua loja ou menu com vários temas para aplicares ao smartphone, a LineageOS 15 introduzirá um conceito muito semelhante.

Em suma, teremos as seguintes novidades:

  • Sistema avançado de Snoozing para colocar aquelas Apps sedentas de bateria a dormir profundamente
  • Time-out para as notificações (notificações ficarão disponíveis por um tempo limitado a definir por ti)
  • Notificações terão crachás para mais facilmente as identificares.
  • Novos emojis para colorir as tuas mensagens.
  • Auto-preencheminto de vários formulários
  • Modo foto a foto na reprodução de vídeo
  • Reforço da segurança do sistema operativo

LineageOS 15 com Android Oreo chega no fim de 2017

Esta nova LineageOS começará a ficar disponível no final de 2017 pois só agora é que a YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, és utilizador de alguma custom ROM como esta LineageOS?

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Mi Mix 2 é agora comparado com o Samsung Galaxy S8

Top 10 – OnePlus 5 lidera a lista dos 10 Smartphones mais poderosos em julho

Doogee BL7000 chega com 7060 mAh de bateria e 3 câmaras Samsung

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.