LG G7 ThinQ - A Inteligência Artificial ao serviço do utilizador

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 6 min.

Depois de meses de desenvolvimento eis que o novo topo de gama da LG está prestes a ser desvendado. O LG G7 ThinQ será oficialmente apresentado nos primeiro dias de maio e virá combater propostas como os Samsung Galaxy S9 ou os Huawei P20.

Estas são duas das melhores propostas Android de topo que podes encontrar atualmente no mercado. São equipamentos com uma qualidade de construção fenomenal e todo um leque de funcionalidades de fazer inveja. Mas estará o novo G7 à altura da concorrência?

Vê ainda: OnePlus 6 deixa antever as mudanças face ao OnePlus 5T

Há topo um leque de pontos a considerar para aferir a potencialidade de qualquer smartphone. Desde a sua qualidade de construção às suas principais características. É precisamente a isso que nos propomos no presente artigo. Vamos dar-te a conhecer as principais características do novo LG G7 ThinQ, tendo por base as informações avançadas pela publicação Android Headlines.

Comecemos pelo ecrã deste equipamento. Sem nos avançar com a medida do mesmo, é confirmada a presença da notch no LG G7 ThinQ. Aquele pequeno recorte na parte superior do ecrã do equipamento que servirá para albergar a câmara frontal, o auscultador e os demais sensores.

Ciente da controvérsia que tal característica levanta no mercado, a LG irá implementar algo para disfarçar a presença da notch. Através de truques de software será possível mascarar a presença desta pequena "falha" no ecrã.

À semelhança do que outros já fizeram, tal será conseguido transformando a parte superior do ecrã numa barra preta. Tal resultará num menor espaço útil do ecrã do smartphone. Mas esta é apenas uma forma de contornar algo que é irremediável. A notch estará sempre lá e não há nada que o mude.

Olhando ainda para o ecrã deste G7, a sul-coreana afirma que o mesmo será mais brilhante, mais colorido e mais económico que o dos seus antecessores. Tal será alcançado através da tecnologia M+, a mesma utilizada no seu segmento de TV´s.

Assim sendo, o ecrã deste smartphone contará com um maior número de pixels brancos do que os seus antecessores. Desta forma, a empresa acredita ter conseguido desenvolver um ecrã duas vezes mais brilhante que o do G6 e mais colorido.

A Inteligiência Artificial será o principal trunfo do LG G7 ThinQ

Tal como o seu sufixo (ThinQ) deixa a antever, este G7 terá um grande foco na Inteligência Artificial. Aqui a sul-coreana pretende um equipamento com capacidades muito para além da execução de tarefas simples. Ela pretende algo que vá além da realização de chamadas, envio de mensagens e afins automaticamente.

Será na câmara fotográfica deste smartphone que veremos as principais influências desta Inteligência Artificial. Mas antes de mais cumpre referir as especificações técnicas da nova câmara dupla do LG G7 ThinQ. A melhor câmara dupla alguma vez desenvolvida pela empresa.

IA Cam - a nova forma de tirar fotografias desenvolvida pela LG

Esta será composta por duas lentes de 16MP, contando com uma lente convencional e uma grande angular. A convencional terá uma abertura focal de f/1.6 e suportará HDR de 10-bit para a captura de imagens com melhores cores. Já a grande angular terá um campo de visão de 107º.

Voltando ao tema da Inteligência Artificial, a LG irá batizar a simbiose da IA e da sua câmara como "AI Cam". A câmara do G7 será capaz de identificar aquilo que está a ver e recomendar as melhores opções ao utilizador. Diferente níveis de optimização baseados na cor, contraste e saturação da imagem.

Com efeito, o smartphone será capaz compensar a incidência direta da luz solar través do reajustamento da exposição da câmara. Ou até mudar para a lente grande angular quando assim se justificar. Assim sendo, este será o primeiro smartphone capaz de recomendar tais ajustamentos ao seu utilizador.

Para terminar o quesito da câmara fotográfica, temos ainda de falar dos superpixels. Um pequeno ponto que fará o LG G7 ThinQ "ver melhor" em condições de pouca luminosidade. Tecnologia baseada na Inteligência Artificial e que juntará os pixels para formar os tais superpixels. Mais ainda, isto traduzir-se-á na captura de imagens e vídeos quatro vezes mais claras que as linhas G6 e V30.

A Google Assistant marcará presença

A Inteligência Artificial da Google será a eleita para o novo flagship da LG. Mas esta presença terá alguns trunfos para oferecer aos que optarem pelo novo G7. Tudo graças a uma parceria entre a Google e a sul-coreana para a inclusão de comandos exclusivos.

Estes serão direcionados a tarefas especificas que podem ser levadas a cabo neste smartphone Android. Os documentos a que a fonte teve acesso não especificam que comandos serão estes, avançando apenas que serão 32 no total.

Modo retrato, live photos e autocolantes 3D presentes neste smartphone

Estando este topo de gama Android equipado com duas lentes, é natural que seja incorporado o modo retrato. Trata-se da possibilidade de desfocar o fundo de qualquer fotografia tirada. Mais ainda, este desfoco poderá ser escolhido antes de tirares a foto ou mesmo depois de tirada. Importa salientar que o modo retrato estará também disponível na câmara frontal.

Modo de retrato presente em todas as câmaras do smartphone

Já as live photos serão uma reencarnação de algo que a Apple já introduziu nos seus smartphones. Resume-se à captura de alguns segundos de imagem antes e depois da captura da fotografia principal.

Os autocolantes começaram a ganhar a sua popularidade em aplicações como o Snapchat. Hoje em dia são já vários os smartphones que oferecem este tipo de possibilidade diretamente na sua câmara. Será o caso do LG G7 ThinQ que, indo um pouco mais além, adicionará autocolantes 3D.

Boombox Speaker - a nova forma de reprodução de som

Para finalizar temos ainda de falar da reprodução de som neste LG G7. Este irá atuar como uma câmara de ressonância, o que significa que haverá um processamento de som interno antes de o mesmo ser reproduzido para o exterior. Esta tecnologia será apelidada da Boombox Speaker e que será ainda mais enfatizada graças à inclusão de uma coluna de maiores dimensões.

Sendo este um smartphone com especial foco da Inteligência Artificial, ele terá de nos ouvir com qualidade e fiabilidade. Equipado com reconhecimento de voz de grande alcance, este G7 será capa de te ouvir a uma distância de até 5.18 metros.

Estes serão alguns dos principais trunfos do novo topo de gama da sul-coreana LG. Todo um leque de possibilidades que tornarão este modelo mais capaz que os seus antecessores. Mas será o suficiente para roubar utilizadores aos seus principias concorrentes?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei prepara novo smartphone com o Android Oreo “Go Edition”

Samsung Galaxy S9 com problemas no ecrã em algumas unidades

Google. Sucessor do Android Oreo trará recurso dos Samsung Galaxy S9

Fonte

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.