LG G5: Review / Análise em Português

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

O LG G5 consegue superar ou igualar a concorrência cada vez mais forte? Vamos descobrir!

Design e qualidade de construção

Traços limpos, contínuos, arestas disfarçadas, ergonomia perfeita. Estes são, ainda que muito sucintamente, os adjectivos que melhor descrevem o LG G5 não é um smartphone tão robusto, tão sólido como alguns dos seus concorrentes diretos no mercado dos topos de gama. Percebo, contudo, que a LG teve de fazer alguns sacrifícios para que fosse possível implementar a sua nova ideologia modular neste smartphone e sinceramente, ainda bem que a LG teve a coragem de o fazer. Os módulos são uma refrescante novidade e acima de tudo, acrescentam uma boa dose de personalização e diversão ao equipamento em si.

Os Módulos (LG&Friends)

Juntamente com o LG G5 quando queres tirar fotografias ou gravar vídeo. Este módulo oferece um conjunto de botões dedicados à câmara do LG G5 (obturador, gravação de vídeo, Zoom além de um pequeno LED que sinaliza a carga da bateria e a sua utilização.

Com efeito, para além dos botões dedicados, o CAM Plus pode ser utilizado como um pequeno powerbank. Ele possui uma pequena bateria embutida de 1200mAh, o que permite aumentar a bateria do LG G5 dos 2800mAh para 4000mAh. Contudo, caso a bateria do módulo esteja descarregada ele fica inoperacional.

Pude ainda testar e usufruir de um segundo módulo, o LG Hi-Fi Plus, um DAC (digital audio converter) que te proporcionará um áudio de 32-bit, desenvolvido em parceria com a Bang & Olufsen, marca que dispensa apresentações.

Aqui, para que possas sentir efectivamente a melhoria na qualidade do áudio convém que o ficheiro original seja um Flac ou, no mínimo, MP3 a 320. Para além disso, convém que os teus auriculares ou auscultadores sejam minimamente bons para que consigas tirar o máximo proveito da reprodução de alta definição de 384KHz a 32-bit. Em suma, este módulo é uma ponte entre o ficheiro original e os teus auscultadores/auriculares e se algum destes 3 elementos não estiver a par dos restantes, poderás não conseguir sentir as melhorias.

Por outro lado e ao contrário do que sucede com o CAM Plus a ergonomia do equipamento ficará inalterada com o Hi-Fi Plus devido à sua semelhança com com o "queixo" original do LG G5 e, para além da cor preta com o logótipo prateado da B&O, o seu design permanecerá incólume.

Comum a ambos os módulos será o seu método de inserção ou montagem. Basicamente terás de pegar no modulo que pretenderes, retirar a bateria original do LG G5 reconheço que o futuro passa por aqui e aconselho a que compres um ou dois destes "extras" para dar mais vida ao smartphone em si.

Performance

Como qualquer topo de gama em 2016 temos aqui tudo o que de melhor se pode encontrar no mercado a nível de especificações técnicas. Escusado será dizer que não são precisos benchmarks para avaliar o seu poder, a sua rapidez, fluidez e capacidade com que corre todas as aplicações, por mais pesadas e exigentes que possam ser, é simplesmente fantástica.

Fazendo juz a esta marca, o LG G5 veio elevar a fasquia da rapidez, do prazer de utilizar um smartphone tão capaz, tão isento de soluços ou quebras na performance. Uma autêntica brisa de ar fresco em todo o tipo de tarefas, desde os jogos à produtividade. Irrepreensível.

As suas especificações técnicas:

  • Ecrã de 5.3 polegadas IPS LCD
  • Resolução Quad-HD 1440p com 554ppi
  • Processador Qualcomm Snapdragon 820 quad-core até 2.15Ghz
  • 4GB de memória RAM
  • 32GB de armazenamento interno expansível via microSD
  • Bateria de 2800 mAh removível
  • Android 6.0 Marshmallow (LG UX 5.0)
  • Câmaras de 8 / 16MP e frontal de 8MP

O LG G5 como equipamento diário foi um autêntico prazer.

Temos poucas aplicações pré-instaladas e as que vêm pré-carregadas são efectivamente úteis, bem como praticamente todas as funcionalidades da UI (interface) da LG, apesar de já não termos aqui o Multi-Window (a possibilidade de correr duas aplicações ao mesmo tempo, dividindo o ecrã).

Ecrã

O ecrã deste LG G5 tem 5.3 polegadas, tecnologia IPS LCD, resolução 1440p Quad-HD com uma densidade de 554ppi (pixels por polegada). As imagens tem uma excelente definição, as cores são bem ricas, os ângulos de visão são muito bons, regista perfeitamente o toque e o seu brilho é mais do que suficiente para uma utilização confortável tanto de dia como à noite e ao ar livre. Mesmo com o ecrã desligado temos acesso a algumas notificações importantes graças à funcionalidade "Always On" que te consegue manter informado sem exigir mais da bateria.

Confesso que neste ponto foi amor à primeira vista. Na minha opinião os ecrãs/telas da LG são aquelas que mais me satisfazem. O seu equilíbrio de cores está muito próximo da perfeição, as cores não são saturadas em demasia e, pessoalmente, prefiro um ecrã mais neutro e realista às cores mais saturadas, e sedutoras verdade seja dita, dos painéis AMOLED.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

O Vê todas as fotografias com qualidade máxima AQUI

Autonomia

O LG G5, terás autonomia para pouco mais de meio dia.

Conclusão

O novo topo de gama da LG é um produto extremamente curioso e intrigante para os entusiastas de tecnologia e mesmo para o público em geral. Temos aqui uma nova e verdadeiramente inovadora ideologia modular que veio mudar aquilo que um smartphone pode fazer. O LG G5 está disponível nas seguintes lojas/operadoras:

  • NOS
  • Vodafone
  • FNAC
  • Worten

Talvez queiras ver:

  • LG G5: Unboxing e Primeiras Impressões com os módulos Hi-Fi Plus e CAM Plus
  • Huawei P9 Lite : Review / Análise em Português
  • Top 5: Melhores smartphones do momento (Mid 2016)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.