LG G5 4gnews Thumb

LG G5 é o primeiro smartphone topo de gama a chegar ao mercado com a nova ideologia modular. Os seus módulos tornam o equipamento mais divertido e permite-te desfrutar ainda mais do terminal em si graças a um conjunto de extras que poderás acoplar ao LG G5. Podes encontrar a nossa análise em vídeo no final do artigo, para além da análise escrita que se segue.

Os LG&Friends, assim apelidados pela construtora sul-coreana, representam uma das maiores inovações e avanços no que aos smartphones diz respeito e a LG prova que não tem receio de experimentar e liderar o avanço tecnológico. Contudo, a nova ideologia modular não é isenta de imperfeições mas alguém tinha que dar o primeiro passo e nisso a LG não falha.

   

Ademais, vezes sem conta fomos surpreendidos com os produtos desta marca. Desde os irreverentes LG G Flex e G Flex 2 com o seu corpo curvo, ao robusto LG V10 com os seus dois ecrãs e agora este novo LG G5 que te permite trocar alguns dos seus componentes, como a bateria ou acoplar alguns extras. Contudo, será que o intrigante LG G5 consegue superar ou igualar a concorrência cada vez mais forte? Vamos descobrir!

Design e qualidade de construção

LG G5 4gnews 21

Traços limpos, contínuos, arestas disfarçadas, ergonomia perfeita. Estes são, ainda que muito sucintamente, os adjectivos que melhor descrevem o LG G5. Relativamente ao seu design devo salientar que o equipamento é um pouco alto, com 149.4 x 73.9 x 7.7 mm e com a sua parte superior ligeiramente curva que faz com que o LG G5 se ajuste perfeitamente à tua cara quando estás a fazer uma chamada, por exemplo. Apesar de alto, o LG G5 é bastante elegante e é um dos smartphones mais confortáveis de utilizar com uma mão que já testei.

Ergonomia irrepreensível, arestas arredondadas e bastante reduzidas, é difícil não gostar dos traços tão esbeltos deste smartphone mas reconheço que este parâmetro é bastante subjectivo.

Relativamente à qualidade de construção, o LG G5 é um smartphone metálico. Contudo, este metal está revestido pela cama da tinta e um composto desenvolvido pela marca para que o equipamento não precise de ter aquelas “bandas” ou tiras em plástico a atravessar e interromper o seu imaculado painel traseiro. Em suma, ganha-se em design mas perde-se aquela sensação de frio quando pegamos no LG G5 pela manhã. Pensem, por exemplo, num smartphone metálico com uma fina capa de protecção, a sensação é semelhante.

LG G5 4gnews 26

Este sublime design é apenas interrompido pela linha de encaixe do seu “queixo”, da secção removível do LG G5, que te dá acesso ao seu interior e possibilita a utilização dos módulos LG&Friends. Um pequeno botão na sua lateral faz soltar a parte inferior do smartphone e, com alguma firmeza temperada pelo receio de quebrar alguns dos encaixes em plástico, conseguimos remover a bateria para em seguida a acoplar ao módulo da câmara ou ao DAC da B&O para uma reprodução de áudio em alta qualidade.

Confesso que este processo de troca dos módulos me deixou um pouco receoso e se durante as duas semanas em que eu o utilizei  correu tudo na perfeição. Não me posso pronunciar relativamente à durabilidade de todos estes pontos de contacto e encaixe, nas duas semanas em que o usei pareceram-me robustos mas só o tempo o dirá. Em suma, sejam cuidadosos ao utilizar os módulos do LG G5 mas não deixem de usufruir destas suas inéditas capacidades.

Uma última nota relativamente à sua qualidade de construção, senti que o LG G5 não é um smartphone tão robusto, tão sólido como alguns dos seus concorrentes diretos no mercado dos topos de gama. Percebo, contudo, que a LG teve de fazer alguns sacrifícios para que fosse possível implementar a sua nova ideologia modular neste smartphone e sinceramente, ainda bem que a LG teve a coragem de o fazer. Os módulos são uma refrescante novidade e acima de tudo, acrescentam uma boa dose de personalização e diversão ao equipamento em si.

Os Módulos (LG&Friends)

LG G5 4gnews

Juntamente com o LG G5 tive oportunidade de utilizar dois dos seus módulos, o primeiro deles foi o CAM Plus, cuja função principal é facilitar o manuseamento do LG G5 quando queres tirar fotografias ou gravar vídeo. Este módulo oferece um conjunto de botões dedicados à câmara do LG G5 (obturador, gravação de vídeo, Zoom além de um pequeno LED que sinaliza a carga da bateria e a sua utilização.

Com efeito, para além dos botões dedicados, o CAM Plus pode ser utilizado como um pequeno powerbank. Ele possui uma pequena bateria embutida de 1200mAh, o que permite aumentar a bateria do LG G5 dos 2800mAh para 4000mAh. Contudo, caso a bateria do módulo esteja descarregada ele fica inoperacional.

LG G5 4gnews12
LG Cam Plus

Pude ainda testar e usufruir de um segundo módulo, o LG Hi-Fi Plus, um DAC (digital audio converter) que te proporcionará um áudio de 32-bit, desenvolvido em parceria com a Bang & Olufsen, marca que dispensa apresentações.

Aqui, para que possas sentir efectivamente a melhoria na qualidade do áudio convém que o ficheiro original seja um Flac ou, no mínimo, MP3 a 320. Para além disso, convém que os teus auriculares ou auscultadores sejam minimamente bons para que consigas tirar o máximo proveito da reprodução de alta definição de 384KHz a 32-bit. Em suma, este módulo é uma ponte entre o ficheiro original e os teus auscultadores/auriculares e se algum destes 3 elementos não estiver a par dos restantes, poderás não conseguir sentir as melhorias.

Por outro lado e ao contrário do que sucede com o CAM Plus a ergonomia do equipamento ficará inalterada com o Hi-Fi Plus devido à sua semelhança com com o “queixo” original do LG G5 e, para além da cor preta com o logótipo prateado da B&O, o seu design permanecerá incólume.

LG G5 4gnews 37
LG Hi-Fi Plus (fornecido com uma carteira em cabedal)

Comum a ambos os módulos será o seu método de inserção ou montagem. Basicamente terás de pegar no modulo que pretenderes, retirar a bateria original do LG G5 e inseri-la novamente no módulo em questão, colocando em seguida o conjunto no smartphone. Por último, confesso que apesar de nenhum destes módulos ter mudado radicalmente a experiência de utilização do LG G5 reconheço que o futuro passa por aqui e aconselho a que compres um ou dois destes “extras” para dar mais vida ao smartphone em si.

Performance

LG G5 4gnews 32

Como qualquer topo de gama em 2016 temos aqui tudo o que de melhor se pode encontrar no mercado a nível de especificações técnicas. Escusado será dizer que não são precisos benchmarks para avaliar o seu poder, a sua rapidez, fluidez e capacidade com que corre todas as aplicações, por mais pesadas e exigentes que possam ser, é simplesmente fantástica.

Fazendo juz a esta marca, o LG G5 veio elevar a fasquia da rapidez, do prazer de utilizar um smartphone tão capaz, tão isento de soluços ou quebras na performance. Uma autêntica brisa de ar fresco em todo o tipo de tarefas, desde os jogos à produtividade. Irrepreensível.

As suas especificações técnicas:

  • Ecrã de 5.3 polegadas IPS LCD
  • Resolução Quad-HD 1440p com 554ppi
  • Processador Qualcomm Snapdragon 820 quad-core até 2.15Ghz
  • 4GB de memória RAM
  •  32GB de armazenamento interno expansível via microSD
  • Bateria de 2800 mAh removível
  • Android 6.0 Marshmallow (LG UX 5.0)
  • Câmaras de 8 / 16MP e frontal de 8MP


LG G5 tem o sistema operativo Android 6.0 Marshmallow e será certamente actualizado para o Android Nougat a seu devido tempo. Com uma interface mais fresca e mais leve, maioritariamente branca com realces em verde-mar, sem gaveta de aplicações (apesar de já termos uma opção para tal), utilizar o LG G5 como equipamento diário foi um autêntico prazer.

Temos poucas aplicações pré-instaladas e as que vêm pré-carregadas são efectivamente úteis, bem como praticamente todas as funcionalidades da UI (interface) da LG, apesar de já não termos aqui o Multi-Window (a possibilidade de correr duas aplicações ao mesmo tempo, dividindo o ecrã).

EcrãLG G5 4gnews 12 (1)

O ecrã deste LG G5 tem 5.3 polegadas, tecnologia IPS LCD, resolução 1440p Quad-HD com uma densidade de 554ppi (pixels por polegada). As imagens tem uma excelente definição, as cores são bem ricas, os ângulos de visão são muito bons, regista perfeitamente o toque e o seu brilho é mais do que suficiente para uma utilização confortável tanto de dia como à noite e ao ar livre. Mesmo com o ecrã desligado temos acesso a algumas notificações importantes graças à funcionalidade “Always On” que te consegue manter informado sem exigir mais da bateria.

Confesso que neste ponto foi amor à primeira vista. Na minha opinião os ecrãs/telas da LG são aquelas que mais me satisfazem. O seu equilíbrio de cores está muito próximo da perfeição, as cores não são saturadas em demasia e, pessoalmente, prefiro um ecrã mais neutro e realista às cores mais saturadas, e sedutoras verdade seja dita, dos painéis AMOLED.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

LG G5 4gnews 29

O LG G5 vem equipado com duas câmaras na sua traseira,  de 16MP com abertura focal f/1.8 e uma grande angular de 8MP com abertura focal de f/2.4 respectivamente. Temos também o sistema de laser autofocus que funciona muito bem, um um flash LED e estabilização ótica da imagem com 3 eixos para minimizar as vibrações ao tirar fotografia ou capturar vídeo.Na prática temos aqui fotografias excelentes em qualquer tipo de cenários. Fotografia ao ar livre, fotos nocturnas, fotos de comida, animais, cenas em movimento e macros, o LG G5 porta-se bem em qualquer tipo de situação.

Estas duas câmaras funcionam independentemente uma da outra, isto é, o utilizador escolhe a câmara com que quer capturar a foto, sendo que a câmara de 16MP apresenta uma melhor qualidade geral nas fotografias, a nível de cor, brilho, contraste, detalhe e equilíbrio de brancos. A única imperfeição a apontar é a ligeira sobre-exposição dos brancos em algumas fotos.

Já a câmara traseira de 8MP, a grande angular, não apresenta tanto detalhe nas fotos e a qualidade geral das fotos não é tão boa, contudo, esta é a câmara mais divertida para utilizares quando estás a passear pela cidade/campo/praia, etc. Temos uma ligeira distorção, o efeito olho de peixe (ainda que bem ligeiro) que torna as fotos muito divertidas e dei por mim a utilizar maioritariamente esta câmara.

LG G5 4gnews 42

Sem esquecer a câmara frontal para as tuas selfies com uma resolução de 8MP e resultados excelentes em qualquer tipo de cenário. Não temos aqui um flash LED frontal mas temos uma opção em que o ecrã se ilumina para te dar mais alguma luz. 

A interface da câmara é extremamente completa (no modo manual), e extremamente simples (no modo básico). No primeiro caso tens muitos dos  controlos e parâmetros que se costumam encontrar nas câmaras Reflex, desde o ajuste da abertura, velocidade do obturador, ISO, pontos de focagem, diferentes cenas, panorama e muito mais. Importa ainda realçar que esta UI (User interface) está mais simples, limpa e intuitiva e considero-a a minha favorita no que à câmara fotográfica diz respeito.

Por último, ambas as câmaras do LG G5 têm resultados bons na gravação de vídeo a 1080p Full-HD a 30 fds, ao passo que as câmaras traseiras conseguem gravar vídeo da 4K com excelentes resultados e vídeo sem oscilações graças à estabilização ótica.

Vê todas as fotografias com qualidade máxima AQUI

Autonomia

LG G5 4gnews 23

O LG G5 tem uma bateria de 2800mAh removível e a sua autonomia desiludiu-me, mesmo sabendo que este nunca foi um dos pontos fortes da LG. Apesar de termos aqui a funcionalidade de carregamento rápido, graças também ao carregador incluído na caixa. Nesta deveríamos ter uma bateria extra já que a nova ideologia modular vem estimular esta possibilidade de trocar a bateria, creio que a LG só teria a ganhar ao incluir logo duas baterias na caixa.

Desta forma, com a bateria incluída temos autonomia para um dia de utilização moderada no LG G5, com pouco mais de 3 horas e meia de ecrã ligado. Resultados que deixaram muito a desejar. Caso sejas um utilizador intensivo, caso gostes de jogar ou ver muitos vídeos e multimédia no teu LG G5, terás autonomia para pouco mais de meio dia. 

Conclusão

LG G5 4gnews 14

O novo topo de gama da LG é um produto extremamente curioso e intrigante para os entusiastas de tecnologia e mesmo para o público em geral. Temos aqui uma nova e verdadeiramente inovadora ideologia modular que veio mudar aquilo que um smartphone pode fazer. O LG G5 é muito mais divertido se comprares alguns dos seus LG&Friends e pelo menos a bateria, essa recomendo expressamente que compres uma extra.

Elegante, linhas muito puras mas com uma qualidade de construção não tão sólida quanto os seus concorrentes, devendo-se isto à necessidade de adaptar todo o equipamento à ideologia modular. Um sacrifício inevitável é certo mas espero que, de futuro, a LG consiga melhorar toda a robustez do equipamento, bem como os encaixes para os módulos.

Em pontos fulcrais como a a câmara, o desempenho/fluidez e no seu ecrã/tela, o LG G5 é irrepreensível e dá-nos uma experiência de utilização maravilhosa. Oxalá a sua bateria conseguisse acompanhar o seu poder de processamento ou o seu soberbo ecrã, enfraquecendo deste modo a pontuação geral do LG G5 e, ao passo que estou disposto a perdoar os compromissos na qualidade de construção, em 2016 todos os topos de gama já apresentam uma autonomia de bateria para um dia ou mais com uma boa utilização diária.

Termino com um sincero agradecimento à LG Mobile Portugal pela cedência deste equipamento para teste.

Onde Comprar

LG G5 está disponível nas seguintes lojas/operadoras:

Talvez queiras ver:




Pontuação 4gnews
Design
8.5
Qualidade de Construção
8
Performance
9.5
Interface
9
Ecrã
9.5
Câmara
9
Autonomia
6
Qualidade/Preço
8
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).