LG G3- Simplicidade e Inovação

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Cá está ele! O LG G3 foi finalmente anunciado ontem, em eventos simultâneos em Nova Iorque, Londres e São Francisco. A LG caracteriza este smartphone como sendo a nova forma de Sofisticação e Inteligência, atingidas através da Simplicidade. Ou como disse outrora um grande mestre: "Simplicity is the ultimate sophistication."- Leonardo da'Vinci

Depois de tanta fuga de informação só faltava mesmo o anúncio e lançamento oficial, que teve lugar ontem em vários pontos do globo.

O ponto forte do LG G3 é o ecrã LCD QHD de 5.5 polegadas com uma densidade de 538ppi. Esta é sem dúvida a maior inovação do novo flagship da LG. Vamos lá ver se redefine a realidade ou apenas redefine o conceito de pouca duração da bateria.

Outra aspecto que salta logo à vista são as margens muito reduzidas do LG G3, de facto parece que a imagem deste ecrã fabuloso se expande na sua mão, pois quase nem reparamos nos bezels. Este enorme ecrã de 5.5 polegadas é protegido por Corning Gorilla Glass 3.

No topo do aparelho temos uma câmara frontal de 2.1mp que traz um software especializado em selfies( neste modo para tirar uma fotografia basta fechar a mão em punho). De resto temos também os sensores de iluminação, o altifalante e o led de notificação.

Na parte de baixo temos apenas o logótipo da LG sob um fundo aparentemente metálico e textura escovada, que sinceramente vai de encontro às minhas exigências em termos de design.

Se a frente é bonita, uma boa traseira era obrigatória, e de facto não fiquei desiludido! O painel traseiro do LG G3 é uma mistura entre plástico policabornato (como o LG G2 e o Galaxy S4) mas com um toque metálico, um toque escovado, uma pele metálica sobre um corpo de policarbonato. Este painel aparentemente metálico é resistente a riscos e, devido à textura rugosa e ajuda bastante a segurar o smartphone. Seria uma pena que o LG G3 nos escorregasse das mãos e se fosse estatelar no chão, o que, tendo em conta a considerável dimensão do smartphone é um sério risco.

O botão de ajuste do volume, tal como no LG G2 está localizado neste painel traseiro bem como o botão On/Off. De novo, a textura é a chave, em termos de ergonomia e design podemos ver que estes botões possuem uma textura única pensada no uso diário e com atenção aos detalhes. Algo muito positivo na minha opinião.

Temos também um flash dual tone que consiste em dois leds com cores diferentes para criar uma iluminação mais homogénea, e o emissor de laser para uma medição mais correcta da distância focal, tal como nas máquinas fotográficas Reflex. A câmara traseira do LG G3 é de 13 mp com sistema de estabilização óptica OIS. Este conjunto de factores permite antever resultados inovadores na captura de imagens, desde logo o uso de um feixe laser para um auto-focus extremamente rápido!

O corpo do LG G3 mede 146.3mm x 74.6mm x 8.9mm e pesa 149 gramas. Com estas dimensões e com este tamanho de ecrã temos um belo racio entre dimensões/ecrã. Já a escolha de plástico policarbonato ( plástico mais resistente de todos) ajudou a manter a balança abaixo das 150 gramas, e com o acabamento escovado facilmente ficamos a pensar que se trata de uma construção em metal.

Em termos de conectividades, o LG G3 tem porta Micro-USB 2.0; Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac; Bluetooth 4.0 LE (Smart Ready Apt-X); NFC; SlimPort; GPS/ A-GPS; Glonass; GPRS/ EDGE; HSPA+ (3G), and LTE (4G) com suporte MiMO.

Na casa das máquinas temos um processador Qualcomm Snapdragon 801, Quad-core a 2,5 GHz e no departamento gráfico temos a Adreno 330 GPU. Em termos de RAM e memória interna....

....atenção a esta particularidade, O LG G3 estará disponível em duas versões, uma com 3GB de RAM e 32 GB de memória interna, e outra com 2GB de RAM e 16 GB de memória interna. Isto pode ser bom para o consumidor pois permitirá alguma flexibilidade de preços e como também suporta cartão microSD até 128 GB não terá nunca falta de espaço.

Importa também referir o potente altifalante traseiro com Boost Amp, que debita 1W de potência e as modificações do interface da LG, que agora se tornou bem mais simples e intuitivo, proporcionando novas habilidades e muitos truques para cativar o utilizador, além de potenciar a sua produtividade. Desde já as 6 "mini-aplicações" acessíveis, com a capa fechada, através da janela de acesso rápido que dá um look inconfundível ao LG G3.

Este belo flashship é alimentado por uma bateria de 3000mAh removível. Vamos lá ver que tal se porta.

O preço de lançamento para a Europa será de 549€ para a versão de 2GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, o que até me surpreendeu um bocado, e pela positiva! Mas vamos lá ver o que as operadoras e revendedores farão, pois como sempre, o céu é o limite...mas a carteira na maior parte das vezes não descola do chão.

Mas se não gostou do preço a download aqui.

Pode ver aqui o vídeo oficial do LG G3 com todas as suas principais características e inovações.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=_btdWhwH0wE]

O LG G3 estará disponível em 5 cores: Preto, Branco, Dourado, Rosa e Roxo.

Espero que gostem e, como sempre, partilhem!

source

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.