Uma jovem de 14 anos, Alaina Gassler, resolveu um dos maiores problemas nos automóveis num trabalho para a escola. Estou a falar do Pilar A dos carros. Aquele local que restringe a visibilidade do condutor e que separa a porta do automóvel do vidro frontal.
Não foi há muito tempo que quase tinha um acidente devido à falta de visibilidade por esse pilar essencial à estrutura do carro. Felizmente ia acompanhado e o grito (literalmente) do passageiro fez-me colocar o pé no travão de imediato. (Um momento que já não tinha há muito)
Um projetor é a solução da jovem para resolver o problema
Na teoria da jovem, um projetor pode ser a solução. Esse projetor irá emitir o que se está a passar no local exato onde o pilar está. Ou seja, dá continuidade à visibilidade entre o vidro da porta e o parabrisas.
Ainda que seja uma ideia astuta, esta não é a primeira no setor. Marcas como a Continental já mostraram projetos onde a colocação de um ecrã no Pilar A resolvia este problema. Ou seja, algo idêntico ao que o jovem fez.
Contudo, a verdade é que ainda não há marcas a fabricar na idêntico. Os projetos não passam do papel e o jovem, que ainda nem sequer conduz, soube identificar e resolver um problema que afeta os condutores todos os dias.
Uma invenção que lhe deu mais de 20 mil euros!
Esta resolução deu-lhe um prémio de 25 mil dólares (23 mil euros). Não sabemos até que ponto é que a ideia de Alaina poderá inspirar os "adultos" a quererem resolver um problema que existe e parece ser ignorado.
Estamos em 2019 e temos mais do que tecnologia para resolver o problema. Contudo, tudo o que não é lucrativo não atrai o investimento. Mesmo assim, acredito que a solução deste problema faria do carro mais apelativo que nunca.
Editores 4gnews recomendam:
- Renault City K-ZE é totalmente elétrico e custará menos de 12 mil Euros
- Microsoft testa sistema de inteligência artificial para exames de condução
- Carros da Tesla poderão tornar-se autónomos ainda este ano, afirmou Elon Musk!