Java vale 9.3 biliões de dólares nas mãos da Google

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O processo Google versus Oracle continua, na base na utilização de ferramentas Java no desenvolvimento do sistema operativo móvel Android.

Vê também: Exclusivo: Ikimobile prepara smartphone com 4GB RAM, 5.5″ QHD e MicroSD por menos de 300€

Tudo começou começou com a alegação original, há seis anos atrás, onde a Oracle afirmou que ao desenvolver o Android, a Google utilizou, propositadamente a sua propriedade intelectual, neste caso a linguagem de programação Java.

Como é costume, todo este processo arrastou-se e agora um novo processo no valor de 9.3 biliões de dólares vai decorrer em Maio com a inclusão de mais versões do Android que utilizaram as APIs Java, incluindo o Lollipop. Já com o Android N, a Google fez questão de utilizar a ferramenta grátis e livre OpenJDK, talvez para começar com um registo "limpo".

Nestas situações prefiro não pensar em tomar lados pois isto são conflitos internos entre empresas e é claro que cada uma vai puxar a brasa à sua sardinha, esbatendo a verdade. Seja como for a Google já está a tentar defender-se desse valor exorbitante e esta situação está longe de terminar.

Talvez queiras ver:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.