Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Já podes transformar as tuas fotos em vídeo no Gemini: explicamos como

Testámos a nova funcionalidade que usa o modelo Veo 3 para gerar clipes com movimento e som a partir de uma simples imagem.

Já podes transformar as tuas fotos em vídeo no Gemini: explicamos como
(Imagem: William Schendes/ 4gnews)

Uma das funcionalidades mais apreciadas pelos utilizadores de inteligência artificial é a sua capacidade de gerar fotografias e vídeos. Atualmente, já existem várias aplicações para a criação deste tipo de conteúdos, inclusive nos smartphones, que cada vez mais saem de fábrica com novas funcionalidades de IA.

A Google é uma das empresas que mais investem em recursos de edição, tendo apresentado recentemente ferramentas como o Nano Banana, que dá asas à imaginação dos utilizadores ao gerar imagens originais de (quase) tudo o que se possa imaginar. Agora, a gigante das pesquisas lançou em Portugal uma nova funcionalidade que utiliza o modelo de vídeo Veo 3 para transformar uma simples fotografia tirada pelo utilizador num vídeo realista, com movimento de pessoas ou objetos, e até mesmo som.

A conversão de fotografia em vídeo estará disponível na aplicação Gemini a partir de hoje (15), para os subscritores dos planos Google AI Ultra e Pro.

Como transformar as tuas fotos em vídeos realistas com o Gemini

  1. No Gemini, clica em “Ferramentas” na barra de prompt;

  2. Seleciona “Vídeo” e escolhe a fotografia que pretendes animar;

  3. Depois, descreve o movimento que queres aplicar à imagem, como por exemplo: “faz esta pessoa levantar-se da cadeira e começar a andar”;

  4. Também é possível escolher o áudio que será reproduzido no vídeo, incluindo diálogos, efeitos sonoros, ruído ambiente e muito mais;

  5. Após concluir as opções de personalização, o Gemini vai gerar um clip de vídeo de oito segundos, com resolução de 720p num ficheiro MP4.

A Google explica que o novo recurso estará disponível a partir de hoje, tanto na versão web como em dispositivos móveis. No entanto, como já referido, é necessário ser subscritor dos planos AI Ultra ou Pro para conseguir aceder à ferramenta.

Testámos o recurso: vê o resultado

Aproveitando uma das ofertas da Google para uma subscrição gratuita de 12 meses do plano Google AI Pro, testei a nova ferramenta e fiquei surpreendido com o resultado.

Escolhi uma fotografia de um animal de estimação e dei ao Gemini o seguinte prompt:
“Faz esta cadela levantar-se do sofá e dar dois latidos suaves.”

Apesar de a cadela ter “perdido” alguns quilos ao levantar-se do sofá, o resultado foi bastante consistente, entregando exatamente o que pedi. Confere:

E tu, o que achas do novo recurso de conversão de fotos em vídeos? Vais testá-lo para dar vida às tuas fotografias? Conta-nos nos comentários abaixo.

Google Pixel 9a Smartphone Android livre com câmara com IA
444,00 €Amazon
549,00 €-19%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.