Já podes aceder à tua conta Google no iOS, utilizando o teu smartphone Android

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A mítica batalha entre dispositivos Google e Apple continua a não ter um fim à vista, mas isso não significa que os seus dispositivos não possam funcionar em harmonia.

Tirando proveito da sua nova funcionalidade de segurança, agora permite que os utilizadores façam login nas suas contas Google em dispositivos iOS, utilizando um smartphone Android como ferramenta de autenticação.

Como funciona esta nova funcionalidade de segurança?

Para utilizadores que têm um dispositivo Android e um com iOS, é agora muito fácil fazer o login na sua conta Google.

  • Instalada a aplicação Smart Lock da Google no iPad ou iPhone.
  • Ativa a verificação em 2 passos na tua conta (2FA)
  • Quando requerido pela aplicação, mantém pressionado o botão para reduzir volume no teu Android
  • Estes são os simples passos para entrares na tua conta Google em diferentes sistemas operativos

Ainda que não seja muito vulgar vermos utilizadores terem em simultâneo nos seus gadgets diários, produtos iOS e Android, é certamente uma funcionalidade que poderá ser útil em diversas situações.

No entanto, existem alguns cenários em que esta funcionalidade poderá facilitar (e muito) a vida dos utilizadores. Por exemplo, se por algum motivo precisares de utilizar a tua conta Google no iPhone/iPad de um amigo ou familiar, não vais precisar utilizar a tua password.

Outro cenário em que esta funcionalidade poderá revelar-se extremamente útil é o cenário empresarial. Em diversas situações, é necessária a utilização de variados dispositivos por motivos profissionais. Como tal, acaba por ser comum a utilização de smartphones/tablets que corre o sistema operativo Android e também iOS.

Google recomenda algumas precauções para a utilização desta funcionalidade

Ainda que este novo sistema de segurança seja mais seguro que os disponíveis até à data, a Google realça que é importante continuar a ter uma chave de segurança física.

Caso exista alguma falha no funcionamento do sistema, ou algum infortúnio aconteça com o teu smartphone. Com uma chave de segurança física vais conseguir manter a segurança e acesso às tuas contas, sem qualquer problema.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Fotos e Drive: sincronização automática entre os dois vai acabar
  • Files by Google é a mais recente adição à lista de Apps com Dark Mode
  • Google Maps está melhorado em Angola, Moçambique, Timor-Leste e Cabo Verde!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.