A nação italiana, com base em preocupações para com a privacidade dos seus cidadãos decidiu agora banir a plataforma ChatGPT do seu país. A Itália torna-se assim no primeiro Estado na Europa a tomar uma postura marcadamente adversa a este chatbot.
O robot de conversa potenciado e criado pela OpenAI tem tomado o mundo de assalto, vivendo-se um autêntico período de ansiedade de IA com todas as grandes tecnológicas a querer incorporar as suas capacidades nos respetivos produtos e serviços.
Incidente prévio de fuga de dados alerta as autoridade italianas
Desde o seu lançamento em novembro de 2022 que o robot de conversação mais conhecido como ChatGPT tem surpreendido os utilizadores, críticos e fãs por todo o mundo. Sobretudo pela sua capacidade de resposta coesa, mas também pelas suas implicações e, mormente, pelas potenciais aplicações.
Podendo versar sobre prosa ou texto lírico, o ChatGPT é uma fonte aparentemente infindável de informação, interação, conversação e esclarecimento de dúvidas. Não tardaria, porém, para que alguns alertas começassem a surgir entre a comunidade internacional.
Porém, agora é a Itália a dar o primeiro passo e tomar uma posição firme perante o ChatGPT. É a primeira nação da Europa a efetivamente banir o uso e disponibilidade do chat potenciado pela IA invocando o perigo para com a privacidade dos utilizadores.
Falha no ChatGPT deixou escapar dados dos utilizadores
O "acidente" ocorrido a 20 de março foi prontamente reconhecido pelo CEO da OpenAI, a empresa que detém e desenvolve a plataforma ChatGPT, Sam Altman. O executivo deu também a conhecer todos os trabalhos encetados no sentido de colmatar a falha nos dias que se seguiram.
Porém, para o governo da Itália, tal não bastou. O futuro da plataforma ficou então traçado no seu país, tendo agora sido publicada uma decisão final que prontamente deixou a comunidade tecnológica com novos receios.
Poderão outras nações seguir o exemplo da Itália e banir o ChatGPT em mais países? Certo é que este fenómeno não é ignorado pelos demais Estados europeus, sem que, porém, nenhum outro tenha tomado uma postura tão severa.
União Europeia prepara a sua regulamentação para a Inteligência Artificial
A Itália pede também uma regulação mais severa da IA e das suas potenciais aplicações. Em simultâneo, a União Europeia prepara o seu regulamento sobre a temática à medida que a tecnologia continua a avançar e permear as nossas vidas.
Em suma, o bloqueio do serviço ChatGPT na Itália veio trazer à luz a necessidade de proteção das nossas informações e privacidade na nova era da IA. Agora, aguardamos pelo legislador europeu e respetivas disposições normativas.
Editores 4gnews recomendam: