iRobot: aspiradores Roomba recebem suporte para Siri com a atualização Genius 4.0

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A iRobot é a marca líder em robots de limpeza para consumo e anunciou nesta quinta-feira (17) a distribuição da atualização de software iRobot Genius 4.0 Home Intelligence. É uma grande atualização para os robots aspiradores que, entre outras novidades, recebem suporte de voz para a assistente virtual Siri da Apple.

Esta atualização - Genius 4.0 Home Intelligence - permite controlar o aspirador inteligente através da assistente virtual do iPhone, a Siri com os respetivos comandos de voz. Assim sendo, caso tenha um aspirador Roomba com ligação à Internet (WiFi), basta abrir a aplicação e verificar a disponibilidade do novo firmware.

Atualização já disponível em Portugal para os produtos da iRobot

iRobot Roomba Genius 4.0

Para verificar a disponibilidade da atualização basta seguir estes passos:

  • Abrir a aplicação iRobot (Android ou iOS)
  • Deslizar até ao fundo onde figurará o menu "Definições do robot"
  • Aceder ao menu "Acerca do robot (nome do robot)
  • Aceder a "Software do robot"

Importa notar que a atualização de firmware (software de sistema) será instalada automaticamente no robot assim que estiver disponível. Note-se também que a instalação é feita só quando o robot está na base, portanto, não está a trabalhar.

A distribuição do novo software pode demorar algumas horas, feita via OTA (over the air) a todos os modelos com ligação à Internet e compatíveis com as novidades.

Novo software para aspiradores Roomba e esfregona Braava jet

iRobot Roomba Genius 4.0

Os novos recursos chegam a todos os clientes com robots aspiradores Roomba conectados por Wi-Fi e com o robot esfregona Braava jet. A iRobot Genius 4.0, avança a empresa, é o próximo passo para transformar a casa inteligente numa casa mais personalizada.

Mais concretamente, o software iRobot Genius 4.0 inclui novas funcionalidades, bem como opções de personalização e conveniência como Preferências de Limpeza por Divisão, integração de Atalhos para a Siri, Bloqueio para Crianças e Animais de Estimação e Não Incomodar.

Além disso, a atualização também alarga a lista de objetos que os Roomba da série j reconhecem e evitam passando a incluir também roupas e toalhas.

Integração com a assistente virtual Siri da Apple

iRobot Roomba Genius 4.0

A atualização do iRobot Genius 4.0 disponibiliza estas novas funcionalidades inteligentes de mapeamento, voz e na aplicação em todos os robots conectados por Wi-Fi da iRobot. Ou seja, vem acrescentar valor aos robots inteligentes no seu portefólio.

Em particular destacamos o suporte para a assistente Siri, da Apple, para controlo dos aspiradores robot Roomba, bem como para as esfregonas Braava Jet. Além disso, para os aspiradores mais acessíveis da gama i3 também temos o mapeamento inteligente.

Numa primeira fase, contudo, os comandos de voz da Siri estarão limitados a ações simples como, por exemplo: Começar, Parar, Retomar e Regressar à base. Todavia, a fabricante afirma haver mais comandos a serem preparados.

Mapeamento inteligente disponível para os Roomba i3

Introducing #Roomba i3 EVO - same robot, smarter intelligence. No, you don’t need to buy a new one. Your current robot now has smart mapping capabilities. You can clean by room and get custom cleaning recommendations. https://t.co/w26BgqfzIv pic.twitter.com/NsVVN2WCRW

— iRobot (@iRobot) 10 de março de 2022

A atualização Genius 4.0 traz a função de mapeamento inteligente para os robots mais acessíveis de última geração, os Roomba i3 e Roomba i3+ (com base de auto-esvaziamento). Assim, passa a ser possível definir exatamente quais as divisões da casa a limpar.

Em simultâneo também podem criar rotinas de limpeza com base nos horários do utilizador, bem como zonas a evitar, entre outras opções disponíveis através da app iRobot.

Por fim, a sua disponibilidade é particularmente alargada. Mais concretamente, todas as atualizações do software iRobot Genius 4.0 serão disponibilizadas, globalmente, aos clientes Roomba e Braava jet conectados por Wi-Fi até o final de junho de 2022, com exceção da funcionalidade Não Incomodar que está agora disponível globalmente.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.