Android Auto ajudará a resolver um dos problemas mais comuns com cabos USB

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A plataforma Android Auto passará a avisar se o cabo USB utilizado na ligação está, ou não, em boas condições. É um problema mais comum do que possam pensar, pelo que a Google preparou agora uma função para tentar solucionar esta fonte de frustrações.

Com efeito, caso sejam utilizadores regulares do Android Auto nos respetivos automóveis já podem ter passado por várias situações em que a conexão do smartphone ao centro de multimédia e entretenimento do carro é interrompido, ou denota instabilidade.

Android Auto ajudará a identificar um "mau" cabo USB-C

Bad USB cables are frequently behind Android Auto issues, so in the latest version of the Android Auto app (7.5.121104), Google's adding a USB Startup Diagnostics tool. https://t.co/biu7BNMeoe pic.twitter.com/lEJNTTWfU4

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 16 de março de 2022

A causa do problema? Geralmente será o cabo USB que apresenta algum dano físico e estrutural, ou por alguma outra razão já não consegue garantir uma conexão estável. Esta será a causa mais frequente nos problemas de ligação entre o smartphone e o carro.

A novidade foi descoberta e divulgada primeiramente pelo editor sénior do projeto Esper, Mishaal Rahman na versão mais recente do Android Auto. Mais concretamente, o novo diagnóstico de cabos USB foi detetado na versão 7.5.121104 desta app.

De acordo com o seu testemunho, a Google identificou as falhas estruturais nos cabos de ligação como principal fonte de problemas de conexão, desenvolvendo um teste diagnóstico para ajudar o utilizador. Acima podemos ver um exemplo do funcionamento.

Teste diagnóstico deteta possíveis problemas no cabo USB-C

Once this feature rolls out, it'll appear in Android Auto's settings under "Connection help." pic.twitter.com/M4dDXJmYAl

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 16 de março de 2022

O novo teste implementado pela Google afere a possibilidade de envio de informação através do cabo USB de ligação. Assim, na eventualidade de serem encontrados obstáculos nesta comunicação experimental, a app Android Auto emitirá um aviso.

Com este teste o utilizador saberá se está a usar um cabo não adequado para o seu carro, ou se, por outro lado, a "culpa" da má ligação reside no telefone. O novo recurso poderá ser encontrado nas Definições da aplicação Android Auto.

Atualmente, podem consultar a página de ajuda da Google na eventualidade de problemas com a app em questão. Aliás, aí encontramos a referência expressa à necessidade de utilização de um bom cabo de ligação USB.

"Nem todos os cabos USB funcionam em todos os carros. Para ter mais qualidade e confiabilidade na conexão com o Android Auto, use um cabo USB de alta qualidade".

Por fim, este novo teste diagnóstico chegará com a mais recente versão da app Android Auto para dispositivos móveis atualmente em distribuição gradual e faseada.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.