IPTV Pirata: presidente da UFC faz ultimato aos infratores

Rui Bacelar
1 comentário

O próximo grande evento no mundo da UFC, intitulado de UFC 257 Poirier v McGregor está pronto a dar aos fãs aquilo que estes mais pedem. Para os possíveis infratores dos direitos de transmissão via IPTV pirata, está prometido um choque com a realidade.

Dana White, presidente da UFC fez um autêntico ultimato a todos os que prometeram transmitir ilegalmente o combate. O responsável afirma ter preparado várias armadilhas par "caçar" o principal infrator, estando tudo preparado para este sábado.

O ultimato aos infratores através da IPTV Pirata

Dana White on piracy: pic.twitter.com/zL7fw00P7b

— Jason (@JasonAmadi) 21 de janeiro de 2021

Incentivando os infratores a tentarem fazer stream do combate, Dana White foi particularmente duro ao prometer tomar todas as ações legais ao seu dispor. Em particular, White afirma ter "um" já sob vigilância, esperando apenas que o mesmo decida agir.

As declarações recentes dão continuidade à promessa feita no início deste mês. Já então, o responsável pela UFC afirmou estar a preparar vários mecanismos à prova de piratas informáticos e destinados a evitar o streaming ilegal dos combates.

O seu tom foi então rude após um fã ter prometido disponibilizar o combate de forma gratuita através da plataforma IPTV. A sua promessa, contudo, não escapou ao radar de White que promete ter "uma surpresa", seguida de vários impropérios.

A "certeza" de Dana White despoletou vários debates acessos, mas sem conclusões aparentes sobre os meios possíveis para combater o flagelo do IPTV pirata. Fenómeno que se faz sentir tanto nos Estados Unidos da América como na Europa.

O ultimato foi proferido durante uma conferência de imprensa

Dana White UFC
Daba White, responsável máximo pela UFC

Foi durante a última conferência de imprensa, antecipando o combate de sábado, que um repórter questionou Dana White sobre a ameaça anterior. Exatamente o que seria feito a quem tentasse fazer stream ilegal da competição.

A resposta de White foi dura e acrescentou nova informação. A ter fundamento, marcará um novo capítulo no combate às listas de IPTV para ver futebol, combates, bem como outras competições e conteúdos.

O momento, e as declarações, foram registadas em vídeo e profusamente partilhadas na rede social Twitter.

Uncle Dana got an illegal streamer 😂 #UFC257 pic.twitter.com/ONXgPTOcGc

— Spinnin Backfist (@SpinninBackfist) 21 de janeiro de 2021

"Ainda bem que colocou essa questão porque nós apanhamos um. Apanhamos o tipo", afirmou White com um notório sorriso no rosto. "Estamos neste momento a vigiar as atividades do tipo e tudo o que ele tem de fazer é ligar a stream no sábado", acrescenta o responsável da UFC.

White incentiva os stramers a colocarem as suas operações no ar no próximo sábado (23). Estará tudo pronto para decifrar e registar a identidade dos responsáveis caso a sua ameaça tenha fundamento prático.

Ameaças vãs, ou existem novas armas no combate à IPTV pirata?

Sistema básico IPTV
Diagrama representando um sistema básico (unistream) de IPTV

Por outro lado, não é a primeira instância em que o responsável a UFC profere duras ameaças e autênticos ultimatos. Até ao momento, contudo, sem resultados a apresentar para sustentar as palavras duras.

Existe, porém, a possibilidade de colocar pequenas watermarks ou timbres nas fontes e no conteúdo que é transmitido online. Vale frisar que os combates UFC são, na sua maioria, reservados para quem paga pelo conteúdos - pay per view.

Existe efetivamente algo similar a ser aplicado na indústria mobile para evitar fugas de informação antes do tempo. Encontramos tais mecanismos muito recentemente, timbrando material de imprensa e identificando possíveis seeders desse material com embargo.

Isto não é o mesmo que dizer que as transmissões de UFC conseguirão aplicar um localizador, ou identificador passível de rastreamento com vista à deteção de possíveis streams ilegais através da plataforma IPTV. Possibilidade que, pelo teor das declarações de Dana White, ganha novo ânimo.

Por outro lado, não sabemos se isto será aplicável à distribuição via IPTV pirata, de um feed legal. Isto é, de uma transmissão paga, legítima, subsequentemente distribuída por dezenas de serviços de IPTV, entre outras mecânicas usadas pelo setor como o multicast e o broadcast, além do unicast, por exemplo.

Acompanharemos com antecipação a transmissão do próximo combate de UFC e tudo o que o envolva.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.