iPhones do futuro poderão ser transformados por ti? Apple diz-te como

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Falar em Apple é falar numa marca de referência em termos de inovação. Nas últimas horas, a empresa da maçã trincada deu que falar, já que fez o registo de uma patente que pode vir a mudar por completo a forma de usar um telemóvel.

Segundo a Digital Trends, esta patente diz que poderás substituir o painel traseiro convencional por um à tua escolha. No fundo, o iPhone passaria a ser modular e podias adequá-lo às tuas necessidades.

A patente estar registada não significa que o recurso vá mesmo chegar ao público

Posto isto, é importante fazer uma nota logo à partida: o facto da patente estar registada não quer dizer que tal coisa vá acontecer, na prática. Efetivamente, a Apple regista várias patentes inovadoras e, muitas delas, não passam de meras ideias.

De qualquer forma, esta em particular deu que falar, já que se trataria de uma melhoria significativa para o teu iPhone. Como se pode ler na patente, o novo “componente de habitação suplementar” poderia ser variado. Desde baterias extra, a medidores de glicose, a câmaras, o que não falta são opções.

Isto faz com que o teu telemóvel possa ganhar um potencial muito maior do que aquele que já tem. Olhando para a concorrência, podemos reparar que a Apple não seria a primeira a fazer tal coisa. Também a Motorola chegou a apostar em telemóveis modulares com a Moto Z.

A Apple dá um exemplo de como a modulação ajudaria em aspetos de saúde

No entanto, já conhecemos a Apple: quando é para ser, é em grande. Por isso, se o recurso chegasse mesmo até ao público, seria de prever que fosse altamente evoluído. Só o facto de pensar que o iPhone podia ser uma ajuda em termos de saúde faz com que o entusiasmo seja ainda maior.

Como escreve a Apple na patente, “o subsistema suplementar pode ser um dispositivo de teste de açúcar no sangue e pode incluir um mecanismo para receber amostras de sangue (por exemplo, em tiras de teste de papel) e componentes e circuitos de análise associados para determinar um nível de glicose no sangue com base na tira de teste" (via Phone Arena).

Este é só um exemplo, face ao grande manancial de opções que o iPhone teria para te oferecer, se a modulação fosse para a frente. Podia também ser interessante investir numa coluna ainda melhor, para teres um verdadeiro sistema de som no telemóvel.

Assim sendo, resta esperar e “fazer figas” para que não seja mais uma das várias patentes que nunca veem a luz do dia. A confirmar-se, iria levar o uso do iPhone para um patamar completamente diferente e mais evoluído.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.