iPhone: lealdade dos seus utilizadores está mais alta do que nunca

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Um novo estudo conduzido pela entidade SellCell vem elucidar-nos para as preferências dos utilizadores de smartphones. Sem grande surpresa, constata-se que o iPhone continua a colher a maior fatia de lealdade entre os seus detentores.

Em sentido inverso está o universo Android, com cada vez maior dificuldade em fidelizar os seus utilizadores. Estas conclusões são retiradas de um estudo realizado nos Estados Unidos, após a inquirição de 5 mil pessoas.

iPhone recolhe uma taxa de fidelização superior a 90%

Este estudo visa perceber quantos utilizadores voltariam a comprar um dispositivo da mesma marca. Sem grande surpresa, vemos o iPhone a dominar com 91,1% dos inquiridos a expressar a sua vontade de voltar a comprar um smartphone da Apple.

Desenganem-se aqueles que possam culpar um ecossistema mais restrito por esta tendência. Em boa verdade, apenas 21% admitiu que voltaria a comprar um iPhone por estar "preso" ao ecossistema Apple.

Os restantes declaram a sua preferência pelos dispositivos da tecnológica americana ou não sentir qualquer incentivo para olhar para a concorrência Android. Para estes, a sua principal alternativa não consegue satisfazer as suas necessidades ou preferências.

Preocupações com a privacidade desvia muitos utilizadores para a Apple

As recentes medidas para potenciar a privacidade dos utilizadores iOS estão a impactar até a concorrência. Existe uma preocupação mais generalizada com a recolha de dados não essenciais e o iPhone apresenta-se como a plataforma que mais garantias dá nesse departamento.

Nesse sentido, constata-se que 31,5% trocaria o seu smartphone Android por um iPhone em razão de uma maior privacidade dos seu dados. Só dentro do universo Samsung, 52,9% dos inquiridos invocam a mesma razão para mudar para a sua arquirrival.

A sul-coreana arrecada agora uma taxa de fidelização de 74%, quando no ano transato este valor cifrava-se nos 85,7%. Os restantes admitem que a sua próxima compra será um dispositivo de uma marca diferente.

Aqueles que planeiam manter-se com um dispositivo Samsung justificam-no com o gosto pela marca, não verem razões para mudar ou o incómodo que uma transição para o iPhone lhes colocaria. Vale notar que apenas 5% justifica a permanência na Samsung pelo seu ecossistema.

Em suma, nota-se que o Android continua a perder inúmeros utilizadores. Mais recentemente, este êxodo justifica-se com preocupações de privacidade, reflexo de que as novas medidas impostas pela Apple deveriam ter reflexo no universo Android o quanto antes.

Editores 4gnews recomendam:

  • À espera dos Apple AirPods de 3.ª geração? Terás que esperar!
  • Apple descontinuou o HomePod original. E agora?
  • Até dói! Apple não poupa o iPhone 12 em novo vídeo publicitário
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.