O ano de 2022 foi difícil para o mercado de smartphones que registou uma queda nas suas vendas, a nível global, de 12%.
Mas o segmento de terminais premium registou exatamente o comportamento inverso ao crescer e, sem surpresa, o iPhone é o rei deste segmento com mais vendas registadas em todo o mundo.
iPhone domina 75% do segmento premium de smartphones
No ano passado, o mercado de smartphones enfrentou dificuldades, registando uma queda de 12% nas suas vendas globais, face ao ano anterior. Mas o segmento premium destes terminais rumou exatamente no caminho inverso, tendo registado um aumento ligeiro de 1%, em relação a 2021.
Mas existe um dado mais significativo. Este ligeiro crescimento de 1% permitiu que o segmento de terminais premium fosse responsável por uma fatia de 55% do total de vendas globais do mercado de smartphones.
A informação chega através da empresa de consultoria CounterPoint Research que aponta quais foram os fatores responsáveis pelo crescimento do segmento premium de smartphones.
Uma das razões apontadas é que os utilizadores com budgets mais generosos foram menos afetados pelas dificuldades macroeconómicas e, por essa razão, continuaram a comprar equipamentos. Ora, não tendo o entrave de um orçamento limitado, o gasto (ou investimento) é feito no segmento de modelos mais avançados.
Por outro lado, os utilizadores estão a seguir uma nova tendência. À medida que os smartphones se tornam mais importante na rotina e vida das pessoas, estas estão dispostas a gastar mais dinheiro nos modelos que compram. Esta tendência ficou refletida no aumento de 38% das vendas de terminais com custos acima dos 1.000 euros.
E quem ficou a ganhar com esta nova opção dos utilizadores foi a Apple. De acordo com a CounterPoint, a empresa de Cupertino domina o segmento premium com 75% dos terminais a serem iOS, no final de 2022, contra 23% equipamentos Android.
Samsung regista queda, mas mantém segundo lugar de modelos premium mais vendidos
Já a Samsung foi afetada por esta curta quota de mercado que os modelos Android registaram. A gigante sul-coreana registou, em 2022, uma queda de 5% face ao ano anterior. Tal fica a dever-se, sobretudo, à sua fraca presença no mercado chinês.
Mas ainda assim, a marca mantém o segundo lugar no ranking de smartphones premium mais vendidos. Os seus modelos dobráveis são dos que mais têm contribuído para a Samsung manter esta posição, a nível global.
Mas nem tudo são más notícias. Os analistas esperam que o universo Android cresça mais neste ano de 2023 no segmento premium, impulsionado pelo lançamento de vários novos smartphones dobráveis.
Editores 4gnews recomendam: