iPhone 8 trará Smart Connector para funcionalidades de Realidade Virtual

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple apresentou-nos o primeiro dispositivo tecnológico com uma entrada Smart Connector com a introdução do primeiro iPad Pro. Este novo tipo de entrada serve principalmente para a acoplação de um teclado físico ao tablet, podendo, desta forma, tornar o iPad Pro um pouco mais produtivo.

Desde aí que se chegou a equacionar a migração do Smart Connector para os iPhone´s. Aliás, a certa altura, os rumores relativos ao iPhone 7 Plus chegaram a afirmar a presença desta nova entrada na nova geração de smartphones da Apple, algo que, notoriamente, não se veio a confirmar.

Vê também: Samsung já está a desenvolver o Galaxy S9 além do Note 8

Um ano depois falamos agora do novo iPhone 8 e, mais uma vez, esta entrada volta a ser tema de conversa. Um recente relatório divulgado pelo blog The Verifier afirma que o iPhone 8 virá com um Smart Connector para funcionalidades de Realidade Virtual/Aumentada e ainda para o carregamento sem fios.

Será a Realidade Virtual a próxima grande aposta da Apple?

No que toca ao tema da Realidade Virtual, já mais do que uma vez Tim Cook afirmou o seu entusiasmo em relação a esta tecnologia. Segundo ele, esta tecnologia pode muito bem vir a ser tão impactante como os smartphones atuais. O impacto destas afirmações tem sido tanto que alguns rumores afirmam já que o novo iPhone 8 poderá incorporar câmaras 3D.

Agora como irá a Realidade Virtual ou Aumentada funcionar no novo iPhone 8, isso permanece ainda uma incógnita. Será por via de uns óculos dedicados para o efeito? Podemos supor que sim, uma vez que existem já rumores que afirmam o empenho da Apple em construir uns óculos do género.

Esta mesma fonte refere, ainda, que a quinta geração da Apple TV está já em desenvolvimento. E isso é hoje, em especial, tema de notícia pois o The Verifier afirma que esta box poderá conter funcionalidades de Realidade Virtual.

iPhone 8 com Smart Connector para vários propósitos

Saltando agora para o carregamento sem fios, esta parece ser uma tecnologia cada vez mais presente no futuro iPhone 8. Os rumores que apontam neste sentido são já demasiados para poderem ser ignorados por qualquer pessoa do mundo tecnológico.

Deste modo, o relatório agora conhecido afirma que o Smart Connector permitirá aos detentores deste novo smartphone usufruir desta tecnologia sem o recurso a qualquer capa desenhada com especial foco na mesma.

Vê ainda: Apple iPhone 8: Acordo entre Apple e Samsung promete ecrãs OLED

Isto leva-me a pensar em algo semelhante ao carregamento magnético que podemos encontrar nos dias de hoje nos smartwatches. Com uma doca própria, bastará colocares o teu iPhone 8 nessa mesma doca para que a magia aconteça.

Mais acima referi os rumores do iPhone 7 que apontavam para a presença de um Smart Connector com um propósito. Já no passado vimos relatórios semelhantes e, no final de todo o processo de desenvolvimento do equipamento, o mesmo não chegou a ser implementado. Portanto, o facto de hoje se falar neste assunto não implica que o mesmo se venha a verificar. Mas caso se verifique, será muito interessante ver de que forma todas estas funcionalidades se interligarão.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Mi 6 vê as suas especificações reveladas em teste de GFXBench

Os melhores Nokia que encontrarás no mercado em 2017

Fim de semana recheado de descontos em tecnologia e gaming

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.