iPhone 6s e a resistência à água

Pedro Rodrigues

ifixit-iphone6s

Caso ainda não estejas a par desta novidade agora já ficas-te a saber, sim, o iPhone 6s e 6s Plus apresentam resistência à água. E porque a Apple não nos deu tal informação? Vamos primeiro falar do hardware que faz este novo iPhone sobreviver a líquidos.

A empresa de Cupertino decidiu melhorar a construção do iPhone 6s, além de introduzir um novo material de construção feito de alumínio serie 7000 (material usado também na área da aviação), a Apple incorporou uma junta de proteção para impedir a entrada de líquidos no interior do novo smartphone. Uma junta não é suficiente para garantir a proteção, eles também recobriram todos os conectores de cabos da placa base com um material impermeável. Normalmente as empresas usam esta proteção nas entradas externas dos smartphones (entrada cabo mini-usb ou type-c e entrada para auriculares), Apple decidiu usar tal segurança na eletrónica interna do aparelho.

Relacionado: Apple iPhone 6s e iPhone 6s Plus sobrevivem a mais de uma hora debaixo de água

Se o iPhone 6s conta com componentes que lhe permite ser um dispositivo resistente à água porque Apple não o certificou com proteção IP? Tudo têm uma explicação. Os senhores da grande maçã decidiram jogar pela defesa do dispositivo, se o iPhone 6s contasse com certificação IP os consumidores iriam submeter o aparelho a condições extremas, condições estas que o smartphone não conseguiría suportar. Nós consumidores ao sabermos que o dispositivo conta com uma proteção superior também tendemos a "abusar" do aparelho e isto podería levar a um mau uso deste novo iPhone 6s.

Talvez queiras ver