iPhone 17 Pro: imagem revela novidade muito bem-vinda no design frontal

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Enquanto o mundo Web continua a debater se a disposição de câmaras no iPhone 17 vai ter a mesma disposição em quadrado ou adotar o estilo à la Google Pixel, eis que surgem novas imagens reveladoras.

Desta vez, as imagens mostram como será o design frontal que vai contar com uma novidade muito bem-vinda: uma Dynamic Island mais reduzida.

Dynamic Island no iPhone 17
Dynamic Island no iPhone 17 Crédito@MyDrivers

As imagens estão a ser divulgadas pelo site chinês My Drivers, mas anteriormente o conhecido analista Jeff Pu tinha já avançado com esta possibilidade para o design do novo iPhone 17 Pro.

No entanto, ainda não é desta vez que a Apple vai embutir o sistema Face ID no ecrã do seu smartphones icónico.

Ao que tudo indica, a empresa de Tim Cook vai usar metalens para o conhecido sistema de reconhecimento, conseguindo assim reduzir o tamanho da atual Dynamic Island.

As metalens – ou lens metasurface – são objetivas óticas que usam materiais nanoestruturados para lidar e manipular a luz ao invés de dependerem da curvatura da superfície.

São planas e leves e permitem que seja libertado espaço. Tudo porque as objetivas convencionais são mais volumosas e, por vezes, necessitam de ser acompanhadas por outros elementos óticos.

Ora ainda que a Apple tenha adiado o iPhone sem molduras, parece que o iPhone 17 Pro vai já dar um passo importante nessa direção.

Todos os modelos Pro vão integrar metalens?

Agora está uma dúvida no ar: todos os modelos Pro do iPhone 17 vão estar equipados com estas metalens? De acordo com Jeff Pu não.

Diz o conhecido analista e fonte fiável sobre a Apple que apenas o iPhone 17 Pro Max é que terá o sistema metalens e a redução na Dynamic Island. Todos os restantes modelos desta série vão manter a ilha dinâmica tal como a conhecemos.

Um rumor anterior apontava também para uma mudança no layout da câmara traseira que podia adotar uma estética semelhante à família Pixel da Google.

Nada está confirmado, mas com tanto rumor, é possível que este ano a Apple altere o design do seu smartphone icónico. Afinal já desde o iPhone 11, lançado em 2019, que a empresa de Tim Cook não mexe na estética.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt