iPhone 16 Pro trará uma das melhorias mais esperadas nos últimos anos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Os iPhone 15 e iPhone 15 Pro são atualmente dois dos smartphones mais populares do mercado, com os dispositivos da Apple a fazer grande parte das manchetes. Em todo o caso, temos já as primeiras pistas sobre a próxima geração de smartphones iOS, os iPhone 16.

Ao que tudo indica, a câmara fotográfica destes equipamentos, em particular nos modelos iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max que terão uma câmara fotográfica reforçada. Mais concretamente, teremos uma objetiva ultra-grande angular com ainda mais qualidade.

As primeiras previsões para os iPhone 16 Pro da Apple

As informações são agora avançadas pelo analista de mercado Jeff Pu, uma das fontes mais atentas aos desígnios da Apple. Em todo o caso, estas linhas devem ser interpretadas com alguma cautela, sendo na prática, baseadas nas previsões desta fonte.

Pu é um dos analistas mais conhecidos da empresa Haitong International Securities, tendo consigo a pasta da Apple e versando já sobre os produtos de próxima geração. Mais concretamente, analisando as possíveis melhorias para os modelos Pro.

Atentando nas suas declarações, uma das melhorias mais prováveis prender-se-á com a câmara fotográfica, dotada de uma objetiva ultra-grande angular. Ou seja, para o próximo ano de 2024, esta será a câmara a comportar melhorias mais significativas.

Câmara ultra-grande angular com novo sensor de 48 MP nos iPhone 16 Pro

Este analista sugere a utilização de um novo sensor de 48 MP a ser empregue na câmara auxiliar dos iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max. Importa frisar que esta é uma das melhorias mais esperadas dos últimos anos, uma vez que continuamos a ter o mesmo sensor de 12 MP na objetiva ultra-grande angular desde a geração iPhone 13.

Dito isto, começamos a notar já algumas lacunas no desempenho desta câmara ideal para captar fotografias panorâmicas e de grupos de pessoas face à concorrência chinesa e sul-coreana. Perante tal cenário, a Apple deverá, em 2024, reforçar ativamente este quesito ao empregar também aqui o seu bem-sucedido sensor de 48 MP.

Além disso, o iPhone 16 Pro também contará com o mesmo sensor principal de 48 MP e a teleobjetiva com tetraprisma para dotar (apenas o modelo Pro Max) da ampliação ótica de até 5 vezes. Não obstante, a hipótese de também o modelo Pro receber este mesmo trunfo não é descartada pelo analista de mercado em apreço.

Em suma, para 2024 poderemos ter não só os iPhone 16 Pro Max como também o iPhone 16 Pro com a câmara telefoto de 48 MP e ampliação ótica de até 5 vezes.

Reforço da conetividade para o modelo base dos iPhone 16

Apple iPhone 16

Toda a geração de smartphones iPhone 16 da Apple terá um reforço geral da conetividade. No entanto, graças à utilização do modem Qualcomm Snapdragon X75 nos modelos Pro, as velocidades de download em 5G poderão chegar aos 7,5 Gbps.

Mais ainda, também a conetividade Wi-Fi deverá sair reforçada com o protocolo Wi-Fi 7 a ser formalmente adotado na próxima geração de smartphones Apple. Desse modo, poderemos ter velocidades até 46 Gbps em todos os iPhone 16.

Por fim, o analista refere que os modelos iPhone 16 "normais" ou base manterão a configuração de câmara dupla na traseira, sem grandes novidades. Numa última nota, a quantidade de memória RAM disponível nos iPhone 16 poderá subir para 8 GB.

Importa frisar que os lançamentos de novas gerações de iPhone ocorrem tradicionalmente em setembro de cada ano.

Apple's iPhone 16 Pro is already generating buzz with exciting upgrades on the horizon. Analyst Jeff Pu reveals insights into what to anticipate:🚀 Faster 5G modem and Wi-Fi 7 for lightning-fast connectivity.📷 Enhanced camera with a new 48-megapixel sensor ultra-wide lens.… pic.twitter.com/9OviXUgsso

— Madhu Singh (@itsmadhz) 13 de outubro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.